Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 18.01.23 - 12h36

Número de Academias Recife chega a 26, com novos equipamentos em Jardim São Paulo, Guabiraba e Iputinga

img_alt

Prefeito João Campos visitou espaço em Jardim São Paulo nesta terça-feira (17). Unidades, além de promover o estímulo à atividade física, também contam com nutricionista gratuito disponível para os alunos. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)


Dando sequência à política de fomento à atividade física encampada pela gestão, a Prefeitura do Recife amplia o número de Academias Recife, chegando a 26 unidades. Os três novos equipamentos estão localizados nos bairros da Guabiraba, Jardim São Paulo e Iputinga. Todos estes espaços também possuem acompanhamento nutricional gratuito para os usuários. O projeto funciona de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h; aos sábados, das 6h às 10h. O prefeito João Campos visitou a nova unidade de Jardim São Paulo, nesta terça-feira (17), onde conversou com os alunos.

“Esta é a quinta Academia Recife na nossa gestão, completando 26 academias na nossa cidade. São mais de 40 mil alunos que participam desse importantíssimo programa de atividade física de saúde preventiva e de esportes, que é a Academia Recife. Eu estive aqui no ano passado, visitei essa praça e firmei esse compromisso que hoje já é uma realidade. Para isso, contamos com a ajuda do deputado federal Felipe Carreras, que destinou emenda parlamentar para esse sonho”, disse o prefeito. “A gente fez esse mesmo compromisso na Guabiraba e na Iputinga, onde já estão funvacionando as Academias Recife e atendendo toda a comunidade do entorno. Vamos seguir avançando, trabalhando, aumentando o investimento da cidade e olhando sempre para o bem-estar do recifense. Por isso, é fundamental quem mora aqui perto ou quem está perto de uma Academia Recife, fazer o cadastro no aplicativo, vir fazer a aula e se mexer, fazer atividade física”, continuou.

Cada uma das 26 unidades possui cerca de 250m² de área. As turmas são de 32 alunos, com sessões de 40 minutos. Além disso, são 10 acompanhamentos nutricionais gratuitos por turno, realizados por um profissional com o auxílio de um estagiário da área. Para participar das aulas é preciso realizar inscrição pelo aplicativo Mude Fit, disponível na loja de aplicativos Google Play ou na App Store, da Apple. A partir do segundo trimestre de 2023, todo o processo acontecerá dentro do Conecta Recife. "Recife tem avançado muito no que se refere à infraestrutura esportiva. Estamos ampliando em mais de 30% a quantidade de Academias Recife com relação ao que tínhamos no início da gestão e, com isso, também melhorando os nossos índices de saúde", explicou o secretário de Esportes, Rodrigo Coutinho.

O projeto Academia Recife conta com 26 unidades espalhadas pela cidade e mais de 40 mil pessoas atendidas em 2022. Os equipamentos das academias são de aço inoxidável, gratuitos e estão localizadas na Avenida Boa Viagem, Lagoa do Araçá, IPSEP, Ibura, Engenho do Meio, Várzea, Coque, Santo Amaro, Praça do Hipódromo, Parque Santana, Parque da Jaqueira, Torre, Parque Macaxeira, Água Fria, Guabiraba, Mustardinha, Barro, Casa Amarela, Parque do Caiara, UR-7/Várzea, Bidu Krause, Parque Santos Dumont, San Martin.

Expandir as Academias Recife faz parte do planejamento estratégico da secretaria de Esportes e quem comemora a cada expansão é o morador que passa a contar com mais um meio para cuidar da saúde. Pelo histórico de diabetes na família, a dona de casa Sandra Maria Bezerra, 52 anos, sabe da importância de se cuidar. “Eu sempre quis fazer algo assim. Todo dia, das 17h50 às 18h30, eu estou aqui com a minha irmã, Selma, que é hipertensa. Eu passo o dia todo esperando esse momento para cuidar da saúde”, disse. Realizada por ter uma academia gratuita perto de casa, a dona de casa Rosemary de Oliveira, 58 anos, lembra que sempre quis que tivesse um equipamento voltado para atividade física no bairro. “A população pediu e foi atendida. Hoje a gente tem uma academia de qualidade, com acompanhamento, avaliação médica, uma verdadeira equipe e que dá uma atenção danada. Tudo isso de graça para gente que não tem uma renda tão grande. Assim, a gente pode cuidar do corpo e da mente”, comemorou.