Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 18.01.23 - 20h42

Prefeitura do Recife requalifica Espaço Literário da Lagoa do Araçá

img_alt

Equipamento recebeu novo piso, novos mobiliários, pergolado em madeira e as geladeiras literárias foram reestruturadas. (Foto: Divulgação/SMAS)

 

Para estimular a leitura e torná-la uma prática prazerosa, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), requalificou o Espaço Literário Lagoa do Araçá para facilitar o acesso aos livros, incentivar o contato com a natureza e a educação ambiental, além de dar mais conforto aos frequentadores do local. O espaço, coordenado em parceria com o movimento Ação e Proteção da Lagoa do Araçá  antes tinha “chão batido” e recebeu um piso do tipo paver intertravado, com pedras de 20x40cm,  novos mobiliários, como bancos de concreto e vasos, além de se reutilizar outros já existentes, como os bancos de troncos de madeira, que receberam um tratamento. Além disso, o espaço ganhou um pergolado em madeira, e as geladeiras literárias foram reestruturadas pela própria comunidade. A obra teve um custo de R$ 46 mil. 

 

O local foi criado pela população da Lagoa do Araçá e intitulado como Espaço Literário, com o intuito de proporcionar a construção e troca de saberes, além de estimular a curiosidade e gerar o sentimento de pertencimento ao local. Funciona desde outubro de 2021, com atividade de contação de histórias e geladeiras literárias, que servem como armários para livros, onde os usuários podem deixar um e levar outro, além de um espaço para a leitura no próprio local. E a partir de agora, passa a ser mais um Econúcleo para trabalhar a educação ambiental.

 

A partir do diálogo com a população, o projeto foi desenvolvido de maneira que viesse atender da melhor maneira possível as atividades já desenvolvidas e inserir novas, com foco no meio ambiente e sustentabilidade. “O objetivo principal dessa iniciativa é estimular a prática de leitura dentro das comunidades e associar esse universo ao cuidado com o meio ambiente.  Quando a gente chega com um projeto desse e trabalha todos os eixos da educação ambiental de maneira lúdica e divertida, nós despertamos nas crianças o senso crítico e o seu papel diante de um mundo mais sustentável”, disse Carlos Ribeiro, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

 

Patrícia Fradique, umas das coordenadoras do  movimento Ação e Proteção da Lagoa do Araçá, comemorou a parceria com a Prefeitura do Recife e informou que pretende expandir a iniciativa. “O espaço ficou muito mais do que a gente imaginava, muito mais bonito e estruturado. Um espaço que vai dar uma condição melhor para a gente agregar mais crianças e mais tipos de atividades. Acredito que, mais uma vez, a gente mostrou a força que não só o grupo, mas a população unida e engajada pode fazer a diferença. E a ideia é não parar por aí, pois queremos mudar de fato o nosso ambiente e partir para outros espaços de convivência e compartilhamento de conhecimentos”, enfatizou. Ela ainda destacou a importância do espaço para a construção de saberes, citando  o papel das geladeiras literárias. 

 

“As geladeiras não estão aqui para serem apenas depósitos de livros, a ideia é que as crianças venham, tragam os livros, levem pra casa e invistam nessa troca de saberes, de conhecimento. Além disso, o espaço proporciona outras práticas educativas, como acontece todos os domingo, às 16h, com contação de história. Através dessa atividade, a gente tenta trazer o cuidado com a natureza, com o mangue,  abordando temas como o lixo, dentre outros”, comentou. 

 

O evento de entrega do espaço contou com a presença de crianças do Lar Paulo de Tarso e Creche Brasil - Grupo de Mães do IPSEP.