NOTÍCIAS

Saúde | 18.01.23 - 20h46

Recife Cuida: Prefeitura entrega USF José Severiano da Silva, em Campo Grande, totalmente requalificada

img_alt

Além das modificações estruturais, o local ainda teve mudanças na assistência à população com a chegada de novos profissionais de saúde para ampliar o quadro de funcionários e o número de usuários atendidos. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura do Recife entregou a primeira obra de requalificação da Rede Municipal de Saúde do ano. E, com isso, a Unidade de Saúde da Família (USF) José Severiano da Silva, em Campo Grande, na Zona Norte da cidade, foi devolvida à população completamente reestruturada. Além das melhorias dos ambientes já existentes, o local teve ampliação do espaço físico e recebeu ainda a ampliação no número de novos profissionais de saúde para atender e cadastrar novos usuários. O prefeito João Campos esteve no local para conferir o resultado, conversar com os usuários e fazer a entrega simbólica da unidade aos moradores do Arruda e Campo Grande e demais áreas beneficiadas pela unidade. Esta é mais uma realização do Recife Cuida, um pacote de investimentos que vem promovendo a maior reestruturação do sistema de saúde da capital.

 

“Hoje a gente realiza um sonho: a entrega da unidade do Unidade de Saúde da Família (USF) José Severiano da Silva, em Campo Grande, totalmente requalificada. Aqui eram duas equipes de Saúde da Família e uma equipe de Saúde Bucal. A gente agora vai colocar mais uma de Saúde da Família e mais duas de Saúde Bucal, chegando a três equipes de cada, para atender mais de 11 mil pessoas dessa área, inclusive de regiões que estavam descobertas. Com conforto, com qualidade, com todos os equipamentos novos e modernos, com todos os profissionais aqui trabalhando, para a gente fazer a saúde avançar e se consolidar a cada dia”, declarou o prefeito João Campos.

 

Além das modificações estruturais, o local ainda tem mudanças na assistência à população, com a chegada de novos profissionais de saúde para ampliar o quadro de funcionários. Com isso, a unidade passa a contar com três equipes de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), e três equipes de Saúde Bucal, formadas por cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal. Isso permite ampliar o número de pessoas atendidas na USF: que sai de 7,9 mil usuários cadastrados para 11,9 mil, contemplando também, a partir de agora, moradores do bairro do Hipódromo.

 

Para a reforma da USF José Severiano, foram investidos, ao todo, R$ 911.938,42. Durante o período das obras, os usuários continuaram recebendo atendimento em um prédio no bairro de Cajueiro. Os trabalhos promoveram grandes melhorias na estrutura física do local e todos os ambientes foram requalificados. Com a ampliação do espaço físico, foi possível aumentar o número de consultórios médicos, passando de dois para três, e odontológicos, de um coletivo para três salas individuais. Além disso, também foram implantados farmácia, sala de agentes de saúde e sala de reunião.

 

Entre as intervenções realizadas, estão aplicação de revestimento cerâmico em todas as paredes; pintura interna e externa; troca de portas, janelas, telhado e forro de gesso; readequação das salas de vacina, curativo e coleta, de acordo com as normas sanitárias; adequação às normas de acessibilidade com rebaixamento da calçada, rampa de acessibilidade e banheiros acessíveis readequação das salas de vacina, curativo e coleta, de acordo com as normas sanitárias.

 

Trabalhando há sete anos em unidade improvisada até que a requalificação Unidade de Saúde da Família (USF) José Severiano da Silva ficasse pronta, a técnica de enfermagem Marcilene de Andrade, 43 anos, faz parte do grupo que atende a população dessa área há dez anos. “Depois dessa requalificação, a estrutura que acomodava duas equipes, agora vai acomodar três. Com isso, mais pessoas poderão ser atendidas. Está tudo organizado e bem distribuído”, conta. Pronta para marcar consulta com o médico clínico geral, a aposentada Carlinda Gomes, 68 anos, comemora a entrega do novo local. “Aqui é bem melhor, mais perto e está linda. Não via a hora da reforma ser finalizada, porque sempre que precisar de um atendimento, vou vir aqui”, contou ela que mora na rua em frente à unidade de saúde.

 

Entre os procedimentos de Atenção Básica à Saúde ofertados na unidade estão: consulta médica; atendimento de enfermagem; consultas odontológicas; acolhimento na saúde; vacinação; dispensação de medicamentos; coleta de exames laboratoriais; curativos; preventivo ginecológico; puericultura, que são consultas periódicas para avaliar o crescimento e desenvolvimento de uma criança, entre outros. “A comunidade esperou muito por esse momento. Os trabalhadores também. Além da comunidade do Arruda e do Campo Grande, a gente também passa a dar acesso à comunidade do Hipódromo. Essa é uma importante ação, porque além de melhorar as condições de trabalho para os trabalhadores e melhor acolher nossos usuários, a gente ainda consegue ampliar o acesso para mais uma comunidade”, reforçou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

 

Durante todo o ano de 2022, a Prefeitura do Recife realizou a entrega de 15 obras, entre manutenções totais e requalificação. Entre elas, estão a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernando Figueira, no Ibura, com mais de 15 especialidades; a Upinha Padre José Edwaldo Gomes, no Poço da Panela; a USF Cabanga; o Ambulatório Integral de Saúde da Mulher da Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela; a USF Alcides Codeceira, no Alto José Bonifácio. A previsão é que 145 unidades da Secretaria de Saúde do Recife sejam totalmente requalificadas.

 

RECIFE CUIDA - A Prefeitura do Recife tem investido R$ 400 milhões para promover uma grande reestruturação na Rede Municipal de Saúde que vai impactar diretamente no atendimento prestado aos recifenses. O valor será destinado à contratação de mais profissionais, implantação do novo modelo de gestão, melhoria na infraestrutura das unidades e implantação da saúde digital. As mudanças já começaram desde o ano passado e devem ser finalizadas até 2024.