NOTÍCIAS

Cultura | 18.02.14 - 14h44

Nota Pública de Repúdio - Secretaria da Mulher

A Secretaria da Mulher do Recife vem a público externar indignação e repúdio ao brutal e covarde assassinato da professora, sindicalista e ativista pelos direitos das mulheres, Sandra Lúcia Fernandes e do seu filho, Icauã Rodrigues. Esta foi mais uma demonstração da cultura machista que persiste em nossa sociedade ao mesmo tempo em que ratifica e legitima a importância dos organismos de políticas para as mulheres em sua incidência pela construção de um estado inclusivo e reparador das desigualdades de gênero.

É inaceitável que seja utilizado o argumento vulgarmente conhecido como “ciúmes” para cometer crimes dessa natureza, equivocadamente intitulados de “passionais”. Esta é a representação mais cínica de uma cultura autoritária e machista que banaliza e alimenta a violência contra a mulher nos espaços privado e público.

A Secretaria da Mulher do Recife reitera seu compromisso com o enfrentamento da violência de gênero contra a mulher, com o fortalecimento institucional da política de gênero no aparato do Estado nos âmbitos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, convocando também a sociedade a se mobilizar, indignar e denunciar as violações ao direito da mulher a uma vida livre de todas as formas de violência.

Centro de Referência Clarice Lispector: 0800 281 01 07
Cidadã Pernambucana: 0800 281 8187
Central de Atendimento à Mulher da SPM: 180