NOTÍCIAS

Cultura | 18.02.14 - 10h39

Prefeitura do Recife anuncia grade completa do Carnaval 2014

A folia começa já a partir deste domingo (23), com a semana pré-Carnavalesca nos polos do Marco Zero, Pátio de São Pedro, Rua da Moeda e Praça do Arsenal

A grade completa do Carnaval do Recife 2014 conta com diversas novidades. A implantação de 29 corredores e polos comunitários torna a festa deste ano ainda mais democrática. Entre as estreias, está a apresentação da carioca Maria Gadú, no sábado (1/03), no Pátio de São Pedro, às 19h. Esta é a primeira vez que a cantora traz para a folia recifense seu show completo. Moraes Moreira, junto com seu filho Davi Moraes, é outro destaque da programação. A família se reúne no palco na terça-feira (4/03), no Marco Zero, às 22h. No mesmo dia tem Alceu Valença, Elba Ramalho, e para fechar a festa, às 05h, o tradicional Orquestrão com mais de 200 músicos regidos pelo Maestro Spok.

A criançada também tem vez dentro do Carnaval do Recife. Os parques da Jaqueira, de Santana e Dona Lindu recebem toda a programação infantil deste ano. A folia começa cedinho, de sábado até a terça-feira de Carnaval, sempre às 15h. Passam pelos espaços nomes como As Levianinhas e as Fadas Magrinhas.

SEMANA PRÉ
A festa na cidade já começa neste domingo (23), no Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro e Rua Moeda. Atrações de todos os ritmos e para todos os gostos: do maracatu ao frevo, passando pelo samba, o afoxé, a ciranda e o coco. A programação está dividida em quatro dos principais polos da folia, com blocos líricos, desfiles de agremiações e shows de artistas da cultura popular pernambucana.

Pátio de São Pedro – O domingo, 23, começa cedo no espaço da cultura afro-brasileira. A partir das 16h tem início o Segundo Encontro das Nações de Maracatu de Pernambuco, com Almirante do Forte, Cambinda Africano, Centro Grande Leão Coroado, Axé da Lua, Encanto do Dendê, Estrela de Olinda, Gato Preto, Linda Flor, Nação Luanda, Oxum Mirim, entre outros. Já a partir das 19h30 o pólo se transforma para o PRE no Raggae, com Marlevou,Semente Yeshua, Caravana do Reggar e Cidade Verde.

Rua da Moeda - A partir das 18h do domingo a Rua da Moeda se transforma num grande palco para as orquestras de pau e corda com o projeto Lirismo na Moeda, com desfiles dos blocos Utopia e Paixão,Rodas da Boa Vista, Compositores e Foliões, Flabelo Encantado, Edite no Cordão,Lírico Flores do Capibaribe, Artesões de Pernambuco e o coral e orquestra Evocações do Maestro Barbosa. Para esquentar a noite, às 22h tem início a final do festival de música autoral Pré-AMP.

Marco Zero - Comemorando seus 150 anos, a Nação de Maracatu Leão Coroado sai do centro do Marco Zero em direção às principais ruas do Bairro do Recife, a partir das 20h. No palco, acontece a Noite das Alfaias, o tradicional encontro de maracatus, com o Leão Coroado, Cambindinha de Araçoiaba e Raízes do Pai Adão. Além disso, Lia de Itamaracá faz sua grande ciranda, seguindo Selma do Coco, Bongar e Mestre Galo Preto.

Praça do Arsenal – O domingo é de festa também na Praça do Arsenal. A partir das 16h os foliões podem entrar na dança com o projeto Dançando na Rua, que na semana pré-carnavalesca traz Maestro Spok e orquestras Gafieira de Bamba e Universal.

Polos comunitários no Carnaval – Vinte e nove comunidades do Recife vão receber polos durante o Carnaval. Artistas e grupos locais se apresentarão em Joana Bezerra, Santo Amaro, Linha do Tiro, Bola na Rede, Córrego do Eucalipto, Córrego do Inácio, Guabiraba, Sítio dos Pintos, Vasco da Gama, Iputinga, Roda de Fogo, Torre, UR-7 Várzea, Afogados, Areias, Barro, Bongi, Coqueiral, Jiquiá, Mustardinha e Passarinho, IPSEP, Jordão Alto, Vila dos Comerciários, Dois Unidos, UR-5 Ibura, Sítio Grande, San Martin e Vila Tamandaré.

 

Clique aqui e confira a programação completa