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Educação | 18.02.16 - 18h12

Mais de 90% das unidades de ensino municipais contam com coordenadores pedagógicos

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Antigos e novos profissionais da área tiveram um dia inteiro de formação, nesta quinta (18), na EFAER Professor Paulo Freire. (Foto: Irandi Souza/ PCR)



Mais de 90% das unidades de ensino municipais do Recife passaram a contar, a partir deste ano, com coordenadores pedagógicos, que agora atuam em 287 das 308 escolas, creches e creches-escolas da rede. Os novos e antigos profissionais participaram de um encontro de formação, nesta quinta-feira (18), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. A ideia foi acolher os educadores e discutir o papel deles na escola, discutindo temas como as Instruções Normativas, Projeto Político Pedagógico, Protagonismo Estudantil, Avaliação, Planejamento e Plano de Ação Anual.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais, abriu o evento demonstrando satisfação por começar o ano com coordenadores pedagógicos atuando na imensa maioria das unidades. "Com isso, poderemos avançar muito na implantação da Política de Ensino nas salas de aula. Estamos construindo a base para chegarmos aos resultados", afirma. De acordo com a vice-gestora da Escola de Formação Paulo Freire, Katia Marcelina, os coordenadores passarão por formações durante todo o ano, sobre temas como Metodologia Científica, Pedagogia de Projetos, Educação Ambiental, Gênero e Sexualidade.

A gerente-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico, Renata Jatobá, reforçou a importância do trabalho articulado entre gestores, coordenadores e técnicos pedagógicos dentro das escolas. "Essa ação conjunta faz toda a diferença. O professor não pode se sentir só: ele tem que ser acolhido", destaca. Em sua visão, mobilizar a comunidade escolar, incluindo funcionários, pais, professores e alunos, para a elaboração do projeto pedagógico, é uma das principais tarefas dos coordenadores.

A professora Renata Holanda, integrante da equipe da Gerência-geral de Planejamento e Monitoramento Pedagógico, falou sobre o tema "Projeto Político Pedagógico". Em sua apresentação, explicou que aspectos como proposta curricular, formação dos professores e gestão administrativa são básicos para a elaboração dos projetos pedagógicos das escolas. "Os coordenadores farão a mediação junto aos professores, dentro do processo de ensino e aprendizagem. É preciso que todos conheçam a situação da comunidade em que se inserem para o desenvolvimento da proposta", disse.