Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 18.02.19 - 18h39

Prefeitura do Recife reforça apoio a alunos com deficiência

Com a nomeação de 40 novos agentes de educação, já são 343 profissionais chamados para a rede pública do município.

Tendo como prioridade a educação inclusiva, a Prefeitura do Recife nomeou mais 40 agentes de educação especial. Desde que o cargo foi criado, na atual gestão, já são 343 profissionais chamados que têm a responsabilidade de acompanhar diariamente os estudantes com deficiência matriculados nas escolas e creches municipais. A nomeação saiu no Diário Oficial do último sábado (16).

Os Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) acompanham os estudantes com maior dependência o tempo inteiro, desde a chegada até a saída da escola. Os profissionais auxiliam os alunos a se locomoverem e executarem as atividades desenvolvidas na escola e as extracurriculares. Os agentes ainda auxiliam nas atividades de higiene, troca de roupa, fraldas, além de zelar pela manutenção dos materiais utilizados.

"Essa é mais uma conquista dos alunos da rede. Sabemos da importância da educação para todos, e a política de educação inclusiva do Recife não apenas garante o acesso à escola, mas também o direito à aprendizagem para os alunos com deficiência. Esse cargo foi criado pelo prefeito Geraldo Julio para garantir o devido apoio a esses estudantes, incluindo as creches municipais. A gestão busca viabilizar a cidadania plena para essas pessoas", afirmou o secretário de Educação, Bernardo D´Almeida.

Na semana passada, as políticas de inclusão foram reforçadas com entrega de veículos, softwares e teclados para alunos com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e interação social. Foram sete novos micro-ônibus para o Transporte Escolar Inclusivo (TEI), 150 teclados TiX e 5 mil licenças do software Livox.

Com a entrega dos sete novos micro-ônibus, o atendimento passou para 330 estudantes, ampliando a frota em mais de 60% e zerando a fila de espera. No total, a Prefeitura passou a oferecer aos alunos com deficiência da rede municipal de educação do Recife, 25 carros adaptados, sendo 18 micro-ônibus e sete vans.

A entrega dos novos 150 teclados TiX garantem que os alunos da rede utilizem a ferramenta dentro da sala de aula e tenham uma alfabetização completamente digital e inclusiva. O software Livox facilita a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala. Os alunos levam os tablets para casa, para que o equipamento facilite a comunicação deles com os familiares, professores e demais estudantes.

Nos últimos cinco anos, a rede municipal de educação registrou um aumento de 46,5% no número de matrículas de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A quantidade passou de 2.661 alunos em 2012 para 3.900 matrículas em 2019, representando 4,3% do total da rede, formada por 90 mil estudantes.

Atualmente, estes 3.900 estudantes são inclusos nas salas regulares, junto com os demais estudantes da rede municipal. A partir do grupo 4, os estudantes com deficiência também passam a desenvolver, no contraturno da aula na turma regular, trabalhos direcionados com 224 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que são os docentes com pós-graduação em Educação Especial. Destes, 34 fazem itinerância. Desde março de 2015, os estudantes da Rede Municipal de Ensino podem optar por estudar em salas bilíngues, onde aprendem libras como o primeiro idioma e português como a segunda língua. A medida visa contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento.