Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 18.02.20 - 10h55

REC.DJ desembarca no Carnaval do Recife

img_alt

Música eletrônica integra a programação do maior Carnaval de rua do Brasil com palco para mais de 30 DJs. (Foto: Pedro Pereira/Divulgação)

 

A música eletrônica também vai embalar os foliões que escolherem brincar no Bairro do Recife neste Carnaval 2020. Ao longo dos quatro dias de festa, o REC.DJ - Recife Eletrônico, projeto idealizado pelo DJ e arte educador Big, que tem apoio da Prefeitura do Recife, vai estrear na Rua Mariz e Barros com performances de mixagem ao vivo. Mais de 30 DJs vão apresentar produções que passeiam pelas mais diversas vertentes da música eletrônica como Black Music, Psy, Hip House, Trance, Rap e Trap sem deixar de reverenciar a música popular regional e brasileira. O polo ficará situado na Rua Mariz e Barros, no Bairro do Recife, e funcionará entre os dias 22 e 25 de fevereiro entre 19h até às 2h20 da manhã.

A programação do REC.DJ conta com apresentações de DJs do Recife, Região Metropolitana e do interior do Estado. Há ainda a presença de convidados especiais: DJ Erick Jay, campeão do World DJ Championships (DMC), um dos mais importantes campeonatos de música eletrônica do mundo; e o carioca Negralha, que acompanha a banda o Rappa há 20 anos. Do cenário local, veteranos como DJ LalaK, Patrick Torquato, DaMata, Dagga e Baloo participam do agito. Há ainda nomes da nova safra pernambucana como Karla Gnom, Libra, Iury Andrew, Nadejda, Manu Liera e RastaFr4ude, entre outros. O maior critério curatorial é mixagem ao vivo, principal característica da atividade de DJ.

“Esse palco promete ser um espaço especial para quem deseja curtir a música eletrônica e o trabalho de artistas que buscavam espaço para expressar sua arte em um ciclo cultural tão importante como é o Carnaval do Recife”, pontua DJ Big, que tem 25 anos de trajetória. Segundo ele, a diversidade e aspectos da tradição cultural carnavalesca serão o carro chefe dos quatro dias de baile ao céu aberto. Frevo, Maracatu, Samba, Afoxé, Coco e as batidas eletrônicas são ponto de partida para aguçar a criatividade dos DJ’s. 

Para além de visibilizar os artistas que pesquisam as mais diversas camadas da música, a ação também aproveita o grande público do Carnaval para fortalecer temas como preservação e educação ambiental. “Nessa primeira edição, o REC.DJ quer fortalecer as iniciativas dos DJs e grupos, reafirmar a cidade como um espaço de resistência e fomento dessa expressão cultural e também promover a educação  ambiental bem como o enfrentamento às variadas formas de preconceito e discriminação”. Durante os quatro dias, um telão de LED instalado no palco vai exibir textos de conscientização sobre o meio ambiente a partir de um trabalho desenvolvido por alunos do Centro Escola Mangue, de Brasília Teimosa. 

A iniciativa também vai contemplar alguns jovens que foram formados nas oficinas de DJ, que acontecem há três anos em unidades do Compaz como a do Alto Santa Terezinha, onde DJ Big atua como coordenador de eventos. “Nada mais justo do que fomentar um espaço público onde esses jovens também possam se apresentar”, comenta Big.

 

Confira a grade com as apresentações já confirmadas para o REC.DJ 2020. 

 

POLO REC.DJ-RECIFE ELETRÔNICO

Rua  Mariz e Barros – Bairro do Recife

Dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro

A partir das 19h

 

Horário

Sábado (22)

Domigo (23)

Segunda (24)

Terça (25)

19h

DJ Lotto

DJ Duled

DJ Ronni

DJ Nixpn

19h40

DJ RastaFr4ud

DJ Incidental

DJ Phino

DJ Paul Override

20h20

DJ Marquinhos Mk

DJ Brisa

DJ Peu

DJ Patricktor4

21h

DJ Nuno

DJ Tiger

DJ Sávio

DJ Nego Nu

21h40

DJ Yuri Andrew

DJ Charles

DJ Beto

DJ Gael

22h20

DJ Libra

DJ KSB

DJ Beavvis

DJ Karla Gnom

23h

DJ Bac

DJ DaMata

DJ Baloo

DJ Dagga

23h40

DJ Kizer

DJ Kiese

DJ Nadejda

DJ Manu Liera

00h20

DJ Pateta

Only2Brothers

DJ Sonik vs DJ Pax

DJ Lala K

1h

DJ Negralha (RJ)

Only2Brothers

DJ Erick Jay (SP)

DJ Big