Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Política Urbana | 18.02.20 - 12h13

Recife é contemplada com Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global

img_alt

Ao todo, 30 cidades do mundo vão integrar a iniciativa. No Brasil, além do Recife, Salvador e São Paulo foram contempladas. Anúncio foi feito nesta terça-feira (18), durante a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, na Suécia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para reafirmar o compromisso com a segurança viária e continuar estabelecendo uma política de redução de mortes no trânsito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), foi beneficiada com Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global. A Bloomberg Philanthropies é uma organização especializada em políticas públicas, que atua em mais de 480 cidades ao redor do mundo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18), durante a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, realizada na Suécia. A iniciativa oferecerá consultorias a partir do mês de março para 30 cidades do mundo. No Brasil, além de Recife (PE), Salvador (BA) e São Paulo (SP) também serão beneficiadas.

A iniciativa contribuirá para o Recife diminuir ainda mais as estatísticas de mortes no trânsito. Entre 2012 e 2019, a cidade diminuiu em 53% o índice de acidentes de trânsito com vítimas fatais, de acordo com registros da CTTU. O resultado é fruto de iniciativas de mobilidade focadas nas pessoas e não nos veículos, como destacou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. "A contribuição de uma organização como a Bloomberg será importante porque a segurança viária e a mobilidade focada em pessoas é um compromisso da nossa gestão. A partir daí, o Recife consolidará ainda mais sua política de segurança viária com diretrizes que buscam uma mobilidade segura para a população", disse.

Entre as políticas implantadas no Recife durante os 7 últimos anos, estão o investimento em educação para o trânsito, tanto com ações educativas, como diariamente com os orientadores de trânsito (conhecidos como "os amarelinhos"); aumento da malha cicloviária em mais de 350% desde 2013, fazendo o Recife chegar à marca de 109 km; áreas de trânsito calmo com refúgios de pedestres, que destinou mais de 2.700 m² das vias recifenses para pessoas.

“Enquanto ministros de Transporte e Saúde de todo o mundo se reúnem na Suécia nesta semana para a 3ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária, devemos ter em mente que essas mortes e lesões são completamente evitáveis. Depois de mais de uma década trabalhando com nossos parceiros internacionais e nacionais, sabemos quais políticas e intervenções estão salvando vidas”, afirmou Kelly Henning, diretora de saúde pública da Bloomberg Philanthropies. “Ao aumentar nosso compromisso, podemos dobrar nosso impacto, aproveitando as muitas lições que adquirimos e adotando novas abordagens que acreditamos que acelerarão o progresso".

Nos últimos 12 anos, a Bloomberg Philanthropies investiu US$ 260 milhões para conter mortes e ferimentos causados por acidentes de trânsito. Esse investimento levou dez países (China, Rússia, Tailândia, Filipinas, Camboja, Vietnã, Quênia, Brasil, Turquia e Índia) e 12 localidades a mudar suas leis ou políticas para reduzir pelo menos um fator de risco à segurança viária. Mais de 3,5 bilhões de pessoas estão agora cobertas por uma nova lei ou política de segurança viária desde o início da Iniciativa.

Bloomberg Philanthropies - A Fundação Bloomberg trabalha em 480 cidades em mais de 120 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas principais para a criação de mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Fundação Bloomberg abrange todas as atividades de caridade de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação e suas doações pessoais. Em 2018, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 767 milhões.