Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Carnaval | 18.02.23 - 18h01

Carnaval do Recife 2023 garante folia com acessibilidade para pessoas com deficiência

img_alt

Na maior, mais democrática e inclusiva festa popular do Brasil, Prefeitura do Recife garante intérpretes de libras e equipamento de audiodescrição no palco do Marco Zero. (Foto: Marcela Cintra/PCR Imagem - acervo)

 

O Marco Zero volta a receber a festa mais democrática do Brasil e, novamente, garante aos foliões com deficiência uma festa inclusiva durante os cinco dias de shows, da sexta (17) até a terça-feira (22). Para isso, a Prefeitura do Recife levará ao maior palco do Carnaval do Recife intérpretes de libras e audiodescrição, que irão dividir o espaço com os artistas, ampliando a acessibilidade comunicacional na maior festa popular do País. 

Além dos intérpretes de libras e equipamentos de audiodescrição, a pessoa com deficiência que for prestigiar os shows no Marco Zero contará com um espaço acessível em frente ao palco, o frontstage, para curtir a folia juntamente com seus respectivos acompanhantes. Além do Marco Zero, todos os demais palcos do Carnaval do Recife 2023 contarão com espaço acessível para receber foliões com deficiência. 

Para ter acesso ao frontstage dos palcos do Marco Zero e do Rec Beat, no Cais da Alfândega, os usuários de cadeiras de rodas ou com mobilidade reduzida poderão contar com o serviço do PE Conduz, através de uma parceria com o Governo do Estado. As vans adaptadas farão o percurso até os palcos do Marco Zero a partir da sexta-feira (17). Os veículos ficarão disponíveis para o translado a partir das 18h até a 0h, saindo da frente da estação do BRT próximo à Prefeitura do Recife.

No Sábado de Zé Pereira, os foliões com deficiência contam com o já tradicional Camarote da Acessibilidade, montado no Pátio do Carmo, próximo à Basílica do Carmo. Para ter acesso e curtir o desfile do Galo da Madrugada, foi preciso realizar inscrição por meio do app ou site Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/) para participar de um sorteio, que beneficiou 250 00 foliões, entre pessoas com deficiência e respectivos acompanhantes, acontecerá no dia 15. O Camarote da Acessibilidade receberá foliões das 8h às 17h, no sábado (18).

Confira outros serviços e ações que reforçam a política pública de Direitos Humanos e garantem a acessibilidade das pessoas com deficiência no Carnaval do Recife:

CENTRAL DO CARNAVAL – Montada na Rua do Observatório, a Central do Carnaval contará com um espaço de atendimento acessível, que é a Central de Direitos Humanos. No local, estarão à disposição intérpretes de libras, programação em braile para consulta e voluntários treinados em acessibilidade atitudinal.

CARNAVAL SEM BARREIRAS - Sol, mar e frevo marcaram o carnaval do Projeto Praia Sem Barreiras no último dia 4, em Boa Viagem. A Orquestra de Frevo 100% Mulher garantiu a alegria dos foliões com deficiência e seus acompanhantes. O Projeto Praia Sem Barreiras oferece banho de mar assistido para pessoas com deficiência às sextas, sábados e domingos, das 8h às 12h, na praia de Boa Viagem, próximo à Rua Bruno Veloso. 

REI E RAINHA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – A 2ª edição do concurso coroou o pedagogo Matheus José Pimentel, 27 anos, e a professora de dança Nina Souza, 40 anos. Ambos os monarcas são usuários de cadeira de rodas. O concurso para eleger Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência do Carnaval do Recife 2023 aconteceu no Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, no dia 26 de janeiro.