Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Carnaval | 18.02.23 - 17h56

Prefeitura do Recife inaugura Casa do Pequeno Folião para acolher filhos de catadores e ambulantes

img_alt

O Espaço de acolhimento temporário funcionará na Escola Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife, e será o ponto de apoio para trabalhadores cadastrados. Prefeito João Campos anunciou a novidade nesta quinta-feira (16). (Foto: Rodolfo Loepert / PCR)

Além de todo mundo que brinca durante o Carnaval, há também quem aproveite o período para garantir o sustento familiar. Pensando em dar segurança e tranquilidade para esses trabalhadores, a Prefeitura do Recife inaugurou a Casa do Pequeno Folião, um espaço de acolhimento para os filhos dos autônomos e dos catadores que vão trabalhar durante o carnaval. A Casa, que vai oferecer um lugar seguro, com atenção especializada, funcionará em horário integral na Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, no Bairro do Recife, a partir das 17h da sexta-feira (17) até a quarta-feira de cinzas (22). O prefeito João Campos esteve no local nesta quinta-feira (16).

“Eu estou aqui pra anunciar mais uma ação inovadora da Prefeitura do Recife, que é a Casa do Pequeno Folião. Muitas pessoas que vão trabalhar no carnaval e que estão em situação de vulnerabilidade não têm onde deixar seus filhos e filhas pequenos. Então, para as crianças de 0 a 6 anos, filhos dos catadores, trabalhadores informais, ambulantes, a gente está fazendo uma busca ativa e colocando à disposição esse equipamento, que fica localizado numa creche escola”, detalhou João Campos. “Vai começar nesta sexta, às 17h, e só para na Quarta-feira de Cinzas à tarde. De maneira permanente, essas crianças poderão ficar sob os cuidados desses profissionais e garantir que o pai, a mãe ou o responsável possam trabalhar no carnaval e ter a sua renda sabendo que a vida da criança estará protegida, que ela estará segura e será bem acolhida com todos os profissionais para dar esse suporte”, acrescentou.

A Casa do Pequeno Folião, que é uma iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Saúde e de Educação, irá acolher integralmente 50 crianças de 0 a 6 anos de idade, filhos de catadores e ambulantes que foram previamente cadastrados.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, a medida é uma novidade importante da Prefeitura do Recife. “Na Casa do Pequeno Folião, a gente vai atender a famílias de catadores cadastrados e que querem, espontaneamente, deixar os seus filhos para irem trabalhar. A gente vai proteger a criança, num espaço de acolhida, e o pai e a mãe vão trabalhar com mais tranquilidade. Isso é um serviço novo. As crianças de 0 a 6 anos terão seis refeições diárias e vão contar com atividades pedagógicas, atividades lúdicas e brincadeiras”, explicou. 

Durante os dias de acolhimento, as crianças terão direito a seis refeições diárias, que incluem café da manhã, almoço, jantar e três lanches. Como o espaço funciona em horário integral, também haverá estrutura para as crianças dormirem. Além disso, haverá áreas de convivência para a realização de atividades lúdico-pedagógicas e de lazer. 

Ao todo, cerca de 90 profissionais das áreas da educação, saúde e assistência social devem trabalhar na Casa do Pequeno Folião. A alimentação será preparada na cozinha da escola sob orientação direta de nutricionistas. Além disso, uma equipe composta por psicólogos e assistentes sociais estará disponível para prestar todo apoio e suporte necessário às crianças e suas famílias. E a Guarda Municipal do Recife vai garantir a segurança dos acolhidos e dos funcionários.