Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 18.02.23 - 18h07

Prefeitura do Recife promete uma grande noite para abrir o histórico Carnaval da retomada

img_alt

#VolteiRecife Com Todos os Carnavais. Além do convidado especial Caetano Veloso, que pisou nos palcos da festa recifense pela última vez há dez anos, Marco Zero recebe, na noite de hoje (17), ilustríssimos anfitriões como Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e o homenageado Geraldo Azevedo, com seus convidados de honra, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Chico César, entre muitos outros parceiros. As também homenageadas Zenaide Bezerra e Dona Marivalda, terão lugar garantido no maior palco do Carnaval 2023, cuja noite será encerrada com show de Duda Beat. (Foto: Divulgação)

Depois de celebrar um mês de prévias, o Recife, finalmente, reencontra, de forma “oficial”, com sua mais colorida e efusiva celebração. O Carnaval começa nesta sexta-feira (17), para matar dois anos de saudade, com grandes espetáculos no Marco Zero, maior palco da festa, coberto de leds, cores e investido de renovadas forças e emoções, fazendo jus ao tema da folia de 2023, #VolteiRecife - Com todos os Carnavais. 

A partir das 16h, as legítimas e enraizadas tradições da cultura popular pernambucana abrirão alas para a folia, nas apresentações “Recife Matriz da Cultura Popular”, que irão garantir passarela para agremiações de várias modalidades como os patrimônios vivos do Recife Gigante do Samba e Pierrot de São José, além dos Blocos das Flores e da Saudade, maracatus Cruzeiro do Forte, Cambinda Brasileira de Nazaré da Mata, entre muitos outros. 

A partir das 19h haverá uma breve “cerimônia” carnavalesca de abertura, que terá duração de 20 minutos, protagonizada por figuras importantes da folia recifense, quando Maestro Forró, seus músicos e toda a sua energia se apresentam. Ao longo desta apresentação, há a simbólica entrega das chaves da cidade para as majestades da folia 2023, Brhunno Henrique, e Mayara Araújo, a partir de quando se declara um irreversível Carnaval marcado pela saudade e pelo reencontro. 

A programação da primeira noite de festa já chega confirmando que o Carnaval da retomada será inesquecível na cidade que até a Unesco confirmou, em título, ser criativa e musical. Além do show especial de Caetano Veloso, que pisou nos palcos da festa recifense pela última vez há dez anos, haverá ainda apresentações de Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e do homenageado Geraldo Azevedo, com grandes convidados, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Chico César. As demais homenageadas, Zenaide Bezerra e Dona Marivalda, também subirão ao palco do Marco Zero, que encerra a noite com show de Duda Beat.

 

Após a entrega das chaves, com repertório sempre inspirado, os músicos da Bomba do Hemetério e Maestro Forró prometem muito frevo com os hinos do Elefante, Ceroula e Homem da Meia Noite, De Chapéu e Oh Bela, Trombone de Prata, Frevo Ciranda, As Cirandas, Pagode Russo, Leão do Norte, Cometa Mambembe e Frevo Mulher, Luanda D’Agora, o hino do mangue Praieira e a instigadíssima Arreia.

O homenageado Geraldo Azevedo fará a apresentação seguinte, celebrando as raízes de sua formação musical e de sua carreira, que ele preservou fincadas no frevo e nas tradições rítmicas de Pernambuco. Com a participação da Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles, ele embalará o Marco Zero com músicas que marcaram sua carreira e clássicos da folia, começando por Chorando e Cantando, À Procura de Alguém e Realeza Linda. Da quarta música em diante, o anfitrião da festa receberá uma escalação impecável de convidados. Com Almério, compositor e intérprete que já estreou consagrado, ele canta Meu Lindo País. Depois recebe Juliana Linhares para cantar É só Brincadeira. Segue com É o Frevo, É Brasil e chama Silvério para cantarem juntos a penetrante Micróbrio do Frevo. Na sequência interpreta Roda e Avisa e Piaba de Ouro, com os inoxidáveis Jota Michiles e Lula Queiroga. Com Jorge du Peixe, ele celebrará todos os tempos do Carnaval e da música recifense, cantando Batutas e Maracatu Atômico. Vai interpretar ainda o clássico momesco Último Regresso, com a quase recifense Fafá de Belém; Aquela Rosa, com Mariana Aydar; e Vida Boa, com o Quinteto Violado. Interpreta sozinho as célebres Dia Branco e Bicho de Sete Cabeças e depois convida os indefectíveis Chico César, para cantar Dona da Minha Cabeça, e Alceu Valença, para interpretar Me Segura. Canta ainda Taxi Lunar e Frevo Mulher, com os medalhões do Grande Encontro, e O Princípio do Prazer, com Elba. No final do show, todos subirão ao palco para cantar a melô deste Carnaval do retorno, Voltei Recife, e Taj Mahal.

Nome indissociável do imaginário coletivo da música brasileira, Caetano Veloso faz o quarto show da noite, ansiosamente esperado pelo Recife. A apresentação contará com 18 canções, das célebres Você não Entende Nada, Sampa, You Don't Know Me e Muito Romântico, Sozinho e Desde que o Samba é Samba, ao medley carnavalesco Atrás do trio elétrico / Chiquita Bacana / Cara a Cara / Chuva, Suor e Cerveja. O baiano e icônico musico, cantor e compositor, um dos maiores nomes da música brasileira, cantará ainda, para deleite das multidões do Carnaval recifense, Um Índio, Não Vou deixar, Qualquer coisa, Cajuína, O Leãozinho, Menino do Rio, Sem Samba não Dá, Odara, Reconvexo, A luz de Tieta e Evocação. Só não vai quem já morreu.

Encerrando a noite, Duda Beat esbanjará o charme de seu repertório, num show inédito no Marco Zero. Ela começa a apresentação cantando Tu e Eu e Chega. Depois celebra o retorno da festa com o hino do regresso de Momo Voltei Recife e segue com Parece Pouco, Pro Mundo Ouvir, Nem um Pouquinho e Game. Celebra o movimento mangue em Da Lama ao Caos e toca mais  sucesso saído do mangue Da Lama ao Caos e faz mais 14 músicas: 50 Meninas, Bolo de Rolo, Bedi Beat, Não Passa Vontade, Tangerina, Mais Ninguém (remix), Meu Pisêro, Decisão de te Amar (remix), Dar uma Deitchada, Meu jeito de Amar, Chapadinha, Bixinho, Bixinho (remix) e Tocar Você.

 

ROTEIRO DA NOITE

Recife Matriz da Cultura Popular - 16h

Cerimônia de Abertura surpresa e show de Maestro Forró - a partir de 19h

Geraldo Azevedo e Convidados - 20h40

Caetano Veloso - 22h20

Duda Beat - 0h

 

SET LISTS

MAESTRO FORRÓ 

- Suíte America/ A Burra/ Cabelo de fogo 

- Pra Tirar Coco 

- Tô Doidão 

- Fantasia Elefante/Ceroula/ Homem da meia noite 

- De chapéu/ Oh Bela/ Trombone de prata/ Frevo Ciranda/ As cirandas - 

- Pagode Russo/ Leão do Norte/ Cometa Mambembe/ Frevo Mulher 

- Luanda D'Agora / Praieira 

- Arreia a lenha

 

GERALDO AZEVEDO 

Cesar Michiles & Transversal Frevo Orquestra 

1. Chorando E Cantando 

2. À Procura De Alguem 

3. Realeza Linda 

4. Meu Lindo País (Almério) 

5. É Só Brincadeira. (Juliana Linhares) 

6. É O Frevo , É Brasil 

7. Micróbio do Frevo. ( Silverio ) 

8. Roda E Avisa ( Jota Michiles ) 

9. Piaba De Ouro ( Lula Queiroga ) 

10.Batutas / Maracatu Atômico ( Jorge Du Peixe ) 

11.Último Regresso. ( Fafá De Belem ) 

12.Aquela Rosa ( Mariana Aydar). 

13.Vida Boa ( Quinteto Violado) 

14.Dia Branco 

15.Bicho De 7 Cabeças 

16.Dona Da Minha Cabeça. ( Chico Cesar ) 

17.Me Segura (Alceu Valença) 

18.Taxi Lunar ( O Grande Encontro ) 

19.Frevo Mulher ( O Grande Encontro ) 

20.O Princípio do Prazer ( Elba ) 

Todos No Palco 

21.Voltei Recife 

22.Taj Mahal 

 

CAETANO VELOSO 

Você não entende nada

Muito romântico

Não vou deixar

You don’t know me

Sampa

Sai banda

Sozinho

Desde que o samba é samba

Volta banda

Um índio

Qualquer coisa

Cajuina

O Leaozinho

Menino do Rio

Sem samba não dá

Odara

Reconvexo

Poutpourri Atrás do Trio Elétrico / Chiquita Bacana / Cara a Cara / Chuva, suor e cerveja

Evocação 

Luz de Tieta

 

DUDA BEAT

-Intro

-Tu E Eu

-Chega (Mini Pausa)

-Voltei, Recife

-Parece Pouco

-Pro Mundo Ouvir

-Nem Um Pouquinho

-Game (Mini Pausa)

-Da Lama Ao Caos

-50 Meninas

-Bolo De Rolo

-Bedi Beat

-Não Passa Vontade (Mini Pausa)

-Tangerina

-Mais Ninguém (Remix)

-Meu Pisêro

-Decisão De Te Amar (Remix)

-Dar Uma Deitchada

-Meu Jeito De Amar

-Chapadinha

-Bixinho

-Bixinho (Remix)

-Tocar Você

Dj: Tu E Eu (Remix)

ASSUNTOS: