Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Carnaval | 18.02.23 - 18h10

Prefeitura realiza campanha contra Preconceito Racial no Carnaval

img_alt

Pela primeira vez haverá espaço especial para acolher as pessoas vítimas de racismo, oferecendo as primeiras orientações e apresentando toda a rede de atendimento aos atingidos pelo crime. (Foto: Uenni/PCR)

 

A valorização e o respeito às nossas raízes negras vão muito além do Galo Ancestral no Carnaval 2023. Neste que é o maior e mais democrático Carnaval de rua do país, a Prefeitura do Recife está com a campanha Xô Preconceito, para combater todo tipo de discriminação, em especial o racismo. O tapume da base do Galo está sinalizado com este conceito e traz ainda um QR Code para denúncias, que direciona para a plataforma online Recife Sem Racismo. O assunto também estará estampado em vinhetas veiculadas nos telões do Marco Zero ao longo de todo o Carnaval, incluindo 60 walkmídias circulando entre os foliões no Galo da Madrugada, com o Xô Preconceito e o QR Code para denúncias. Para o lançamento das ações, o asfalto da Ponte Duarte Coelho, em frente ao Galo Ancestral, está pintado com a mensagem “Recife Sem Racismo”.

Durante a passagem do Galo da Madrugada, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, também terá uma iniciativa inédita na Praça do Carmo, onde haverá um espaço para divulgar a Campanha Xô Preconceito. Uma equipe composta por uma advogada, uma psicóloga e um assistente social, ficará a postos para receber denúncias de racismo durante desfile. O objetivo é acolher as vítimas, oferecendo as primeiras orientações e apresentando toda rede de atendimento aos atingidos pelo crime.

Ao longo do sábado, a equipe também estará monitorando a plataforma virtual Recife Sem Racismo, disponível através do Conecta Recife para recebimento desse tipo de denúncia. Além disso, uma equipe de 60 educadores sociais estarão distribuindo squeezes com a frase da campanha e o QR Code para acesso à plataforma. No momento da denúncia, as pessoas poderão enviar vídeos, fotos e prints para facilitar na identificação dos agressores. O estande funcionará durante todo o desfile do Galo, das 9h às 17h.

O "Recife sem Racismo" é uma importante plataforma eletrônica para fortalecer a política de promoção da igualdade racial. As pessoas vítimas ou testemunhas de violações com conotações e/ou motivações racistas podem fazer denúncias. Todas as delações serão encaminhadas aos órgãos competentes para eventuais investigações criminais, tais como Polícias Militar e Civil, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Defensoria Pública, dentre outros, de acordo com a ocorrência.