NOTÍCIAS

Cultura | 18.03.13 - 18h11

Eixo Cidadania marca início da pactuação das metas prioritárias da PCR

O dia de hoje foi reservado à validação das metas contidas no eixo Cidadania. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Nesta manhã (18), o prefeito Geraldo Julio iniciou as reuniões de pactuação das metas prioritárias da Prefeitura do Recife. Para a rotina de trabalho, que segue até a próxima semana (exceto na quarta-feira), as metas foram estruturadas por eixos de atuação: Gestão, Infraestrutura, Serviços Urbanos, Educação, Saúde, Cidadania e Nova Economia, sendo estipuladas segundo critérios pré-estabelecidos, como custo, fonte financiadora, prazo de execução e status. A pactuação marca o início dos primeiros passos na implantação do Modelo de Gestão da PCR.

O dia de hoje foi reservado à validação das metas contidas no eixo Cidadania. Participaram do encontro desta segunda-feira as Secretarias de Desenvolvimento e Direitos Humanos; Esportes e Copa do Mundo; Segurança Urbana; Mulher; Direitos dos Animais; e o Gabinete de Projetos Especiais.

"As secretarias começaram a me trazer aquelas ações que estão em andamento e as que estão no nosso programa de governo e que precisam ser iniciadas. A partir desses detalhamentos vamos trabalhar no cronograma do que pode ser feito ainda neste ano de 2013", explicou Geraldo Julio. Amanhã (19), o dia de trabalho será dedicado às metas da Saúde.

A segunda etapa do trabalho dos gestores, tão logo todas as metas sejam validadas e inseridas no Mapa da Estratégia (instrumento norteador das principais intervenções municipais), é a formulação dos planos operativos, que permitirá prevenir e identificar entraves nos processos de cada uma das etapas de conclusão das metas prioritárias. Além disso, com a validação, as ações que ainda não foram inclusas no Plano Plurianual 2014/2017 passam a compor o documento.

A pactuação das metas prioritárias faz parte da implantação do Modelo de Gestão, que traz como objetivo principal dar unidade à gestão pública, buscando celeridade nos processos administrativos, equilibrando receita e despesas, estipulando prazos e ofertando, assim, a melhoria do serviço prestado à população. As metas serão acompanhadas pessoalmente pelo prefeito Geraldo Julio em ciclos de monitoramento que devem ser iniciados na segunda quinzena de abril.