NOTÍCIAS

Cultura | 18.03.15 - 16h11

Museu da Cidade do Recife abre exposição sobre o Rio Capibaribe

Mostra reúne fotos, áudios, imagens cartográficas e curtas-metragens sobre o rio. (Foto: Beto Figueiroa)

Um rio em traçados, imagens, cores e áudio. Esta é a proposta da exposição “Capibaribe meu rio”, que será aberta na próxima sexta-feira (20), no Museu da Cidade do Recife, equipamento da Prefeitura do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José. Durante um ano, a mostra pretende chamar a atenção dos pernambucanos para se apropriarem do Capibaribe e buscar soluções para esse rio, que vem sentindo, ano após ano, os impactos da falta de preservação. A abertura da exposição acontece às 17h.

“Capibaribe meu rio” tem curadoria da arquiteta Betânia Corrêa e do historiador Dirceu Marroquim. Ela reúne fotografias do rio desde a década de 1940 até os dias atuais; áudio de poetas que citam o Capibaribe em suas obras; imagens cartográficas e curtas-metragens feitos sobre o rio, que é de grande importância não só para o Recife, como para diversas cidades do interior do Estado.

O Museu da Cidade foi todo preparado para essa, que é uma das mais importantes exposições previstas para o ano de 2015. Logo na entrada, o visitante já tem o primeiro contato com o rio. Foram colocadas bóias gigantes com os nomes dos afluentes do Rio Capibaribe, numa volta ao tempo, quando as águas do Capibaribe eram utilizadas para banhos públicos e veraneio, em locais como o Poço da Panela, Ponte de Uchoa e Monteiro.

Na primeira sala do museu, o visitante vai conhecer o rio que inspirou poetas, como Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Renato Carneiro Campos, Josué de Castro e Cida Pedrosa. Foram selecionados alguns textos que se referem ao Capibaribe e produzidos áudios gravados por adultos e crianças.

Fotógrafos do Capibaribe - Ao sair do espaço dedicado às “vozes do Capibaribe”, o visitante vai mergulhar nas imagens do rio feitas pelos fotógrafos Alexandre Severo, Eduardo Queiroga, Beto Figueiroa e Maíra Erlich, que integram o livro “Eu Capibaribe: o rio termina onde a cidade começa” de Gisela Abad. Além das projeções que retratam o rio e seus afluentes na primeira década dos anos 2000, serão expostas também 50 fotografias feitas por Alexandre Berzin, que integram o acervo do Museu da Cidade do Recife.

Cine Canoa - Por fim, depois do “passeio” pelas imagens e pelas vozes do Capibaribe, o visitante assistirá curtas sobre o rio no Cine Canoa, montado na exposição. Serão exibidos curtas de Kátia Mesel, Lula Queiroga e João Castelo Branco, a animação de Lúcia Matos com o rio sendo mostrado no século XIX e o vídeo feito pelo remador Rafael Lima. No espaço será exibido também o vídeo que apresenta o Projeto Parque Capibaribe.

Seminário - No dia da exposição, a partir das 9h, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe (COBH Capibaribe) realiza o Seminário “Território Capibaribe: a (Re) conexão do rio ao cotidiano das pessoas”, em parceria com a Agência de Águas e Climas (APAC), Prefeitura do Recife e Universidade Federal de Pernambuco. O seminário pretende debater o “Território Capibaribe” com pesquisadores, representantes dos movimentos sociais, gestores e técnicos das prefeituras dos municípios que compõem a Bacia.

Educativo - Também foi pensado um espaço para as escolas na mostra “Capibaribe meu rio”. Com agendamento prévio, as escolas poderão fazer a visita e participar da contação de estórias sobre o rio. Criado especialmente para a exposição, o cordel “Rio das Capivaras” foi escrito por Mariane Bígio e ilustrado por Emerson Pontes. Das páginas do folheto nasceu dona Capiba, fantoche de uma capivara, criado pelo artista plástico Marcelo Figueiredo, que deve chamar a atenção da criançada para a importância do rio Capibaribe não só para o Recife, como para diversas cidades do interior do Estado. As escolas interessadas em levar seus estudantes para participar da contação de estórias devem fazer o agendamento pelo e-mail educativomcr@gmail.com ou pelo telefone 3355-9558.

Serviço
Exposição “Capibaribe meu rio”
Quando: 20 de março
Horário: 17h
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.
Entrada gratuita
Informações: 3355.3106/3107/3108