NOTÍCIAS

Cultura | 18.03.15 - 15h47

Oficina conta a vida do Rei do Baião através da música

Curso está com inscrições abertas no Memorial Luiz Gonzaga. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O Memorial Luiz Gonzaga, em parceria com o MAP – Museu de Arte Popular do Recife, está recebendo inscrições até a próxima sexta-feira, 20, para a “Oficina: Luiz Gonzaga, cronologia musical”. O curso, que é gratuito, aborda, em 15horas aulas, a cronologia do “Véio Lua”, focando os ritmos e instrumentos que influenciaram sua obra. As aulas terão exibição de documentário e trechos de vídeos, audição de gravações originais e apresentações musicais. Os interessados devem fazer a inscrição no Memorial, que fica no Pátio de São Pedro – 35. Outras informações pelos telefones 3355-3154 ou 3355.3155.

O curso

Orientada pelo Núcleo de Pesquisa do Memorial Luiz Gonzaga, a oficina traz na linha do tempo do Rei do Baião, sua formação musical, partindo dos elementos da cultura sertaneja, passando pelas influências do Exercito Brasileiro, de estilos musicais populares nos anos 40 e 50, até chegar ao seu grande legado, criações e recriações de ritmos como baião, xote, xaxado, entre outros. A oficina tem como facilitadores: Edierck Silva (Licenciado em Música - UFPE), Marcos Leite (Bacharel em Ciências Sociais - UFRPE), José Mauro de Alencar (Pesquisador e Gestor do memorial Luiz Gonzaga) e Anderson Santos (Museólogo, historiador e contador de história – UFPE/UFRPE/FGF).

Conheça o programa completo:

1. Abertura
2. Introdução
3. Introdução à história da música brasileira
4. Teoria
5. Música e arte popular
6. Música na cultura nordestina
6.1.1. Música de grupos culturais
6.1.2. Música em ritos religiosos
6.1.3. Música de trabalho
6.1.4. Herança do trovadorismo
6.1.5. Pífanos, rabeca e percussões
6.1.6. Da harmônica aos 08 baixos
7. No Exército Brasileiro
7.1.1. Corneteiro Bico de Aço
7.1.2. Prof. Domingos Ambrósio, teoria musical e acordeom
8. No Rio de Janeiro
8.1.1. Vivência no Mangue, na Lapa
8.1.2. Músicas: Choro, Samba, Valsa, etc
8.1.3. A Era de Ouro do Rádio
8.1.4. Morro de São Carlos, reduto Português; Chula
8.1.5. Triangulo recifense
9. Legado musical
9.1.1. Humberto Teixeira, divisor de águas
9.1.2. Criações e recriações de gêneros musicais
9.1.3. Volta ao Sertão
9.1.4. Parceiros
9.1.5. Obra
10. Dinâmica na prática, com triângulo e zabumba

O Material didático é fornecido pala oficina. Contatos pelo endereço eletrônico:
acoes.map.mlg@gmail.com

Sobre o Memorial

O Memorial Luiz Gonzaga, é um equipamento da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura, que tem por objetivo pesquisar, preservar e difundir a memória de Luiz Gonzaga e da cultura nordestina. Localizado no Pátio de São Pedro – centro do Recife – o Memorial abre as portas para visita ao acervo da exposição permanente. Lá, o visitante tem acesso a um ambiente composto por biografia e ponto de consulta ao acervo digital, discos, fotos e livros e instrumentos musicais. O espaço ainda faz exibição de filmes e documentários.

No pavimento superior, funciona a sala de trabalho, onde os interessados podem agendar visita para pesquisa no acervo. O Memorial tem a missão de levar ao público os bens de cultura material e imaterial produzidos pelo Mestre Luiz Gonzaga, através da pesquisa e ações educativas, promovendo oficinas, cursos, palestras, apresentações culturais e a exposição itinerante.

Serviço – Memorial Luiz Gonzaga.
Pátio de São Pedro, casa 35, São José – Recife
Contato: (81) 3355-3154 / 3355-3155
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 17h