Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 18.03.16 - 18h11

Transforma Recife tem rede de voluntários ampliada com atuação de jovens estrangeiros

img_alt

Através da utilização da plataforma Transforma Recife, jovens de outros países ligados à ONG Aisec atuam em instituições da cidade. Prefeito Geraldo Julio recebeu grupo de estrangeiros nesta sexta (18). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Recife ultrapassa as fronteiras da cidade e recebe jovens estrangeiros como novos voluntários do Transforma Recife. A novidade foi comemorada na tarde desta sexta-feira (18) pelo prefeito Geraldo Julio, que recebeu 25 estudantes de 10 países para agradecer o incentivo e interesse pela plataforma, que  é o primeiro projeto de voluntariado no Brasil lançado por uma prefeitura, atingindo a marca de 68 mil voluntários e 390 instituições beneficentes cadastradas. Na ocasião, o prefeito mencionou a alegria em poder receber no Recife pessoas de outras localidades que vão ampliar ainda mais o alcance das ações solidárias na cidade. Os estrangeiros são ligado à ONG Associação Internacional dos Estudantes de Ciências Econômicas e Sociais (Aisec). 

"Para nós é motivo de muita felicidade saber que o nosso trabalho e a plataforma Transforma Recife estão colaborando em uma atuação tão importante, e de alcance tão global, como o trabalho que a Aiesec faz, e principalmente com jovens. Quando criamos a plataforma pensamos em estimular as pessoas da nossa cidade a fazerem o trabalho voluntário e ajudar a outras pessoas do Recife, mas não imaginávamos que essa rede poderia ter esse alcance, de encontrar e trazer pessoas de outros lugares do mundo para desenvolverem o trabalho social aqui. É um resultado muito bonito e que merece essa expansão, que rompe as barreiras da nossa cidade e faz com que tenhamos nela a oportunidade de realizar ainda mais ações e alcançar ainda mais pessoas", declarou o prefeito Geraldo Julio.  

De acordo com Marília Ximendes, presidente da Aiesec no Recife, a plataforma facilitou o alcance das ações desenvolvidas pelos jovens: "Lá pudemos ver os locais que poderiam receber esses jovens, o que facilitou o alcance do nosso trabalho, encontrando ONG's que realmente necessitam das nossas ações. Espero que seja apenas o começo dessa troca, dessa parceria, para aumentarmos ainda mais essa rede de solidariedade", afirmou a presidente da instituição, que no Recife está atuando com jovens da Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Alemanha, Equador, Ucrânia, Itália, Cabo Verde e China.  

Para o coordenador do Transforma Recife, Fábio Silva, a novidade é um reflexo positivo do trabalho que vem sendo realizado." Isso mostra a grandeza do programa, que ultrapassa fronteiras e se comunica com o mundo, aproximando as pessoas para o bem. Essas pessoas encontraram aqui no Recife a oportunidade de viver e ajudar, e isso para a gente é motivo de muita alegria e muita satisfação, dentro de tantas outras alegrias que já tivemos com a nossa plataforma", destacou. 

Gisela Ruiz, estudante da Argentina, comentou emocionada sobre a sua estada no Recife: "Primeira vez que venho ao Brasil, e ao Recife, e ter a oportunidade de conhecer um lugar tão bonito e ainda poder fazer nosso trabalho, ajudando outras pessoas, é muito gratificante. Espero sair daqui muito melhor como pessoa e ajudar as pessoas da cidade também. Podemos sim, pouco a pouco, mudar muitas realidades. Estou aprendendo muito, novos valores, língua e cultura. Levarei muitas lembranças, mas o mais importante vai ser a certeza que pude ajudar a tornar, de forma pequena, mas dedicada, este lugar um lugar melhor".

TRANSFORMA RECIFE - O Projeto Transforma Recife, que completa um ano no fim do mês, funciona como uma plataforma digital, através de um site (www.transformarecife.com.br) que aproxima voluntários e entidades que necessitam de ajuda.  Lá, de acordo com o interesse de quem se inscreve, incluindo preferências de atuação, localização e disponibilidade, o site mostra as oportunidades de trabalho voluntário, criando um elo entre os interessados e as organizações, funcionando  como uma rede social, cruzando perfis de interesse com ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife.