Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 18.03.18 - 12h42

Prefeitura do Recife promove uma semana de ações em alusão ao Dia Mundial da Água

As atividades acontecem em diversos equipamentos, como unidades de saúde, Jardim Botânico, Econúcleo Jaqueira, barco-escola e no Espaço Ciência

 

O Recife terá uma semana repleta de atividades envolvendo escolas, unidades de saúde, parques e diversos equipamentos públicos para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Em alusão à data, a Prefeitura do Recife realiza uma série de ações educativas que começa nesta segunda-feira (19) e se estende até a próxima sexta (23). O objetivo é conscientizar a população para a importância de se preservar os mananciais e orientar sobre a melhor forma de se ter acesso à água livre de riscos. As iniciativas são promovidas por meios das secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

Com o tema “Soluções Naturais para a Água”, a programação tem início na segunda-feira (19), no Espaço Ciência, em Olinda, com equipe da Vigilância Ambiental, abordando questões relacionadas às soluções naturais para uma água livre de riscos. Além deste local, as ações, que se estendem até a sexta (23), também acontecem em escolas, unidades de saúde, mercados públicos e até nas ruas da capital pernambucana.

Nas unidades de saúde, profissionais do Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses distribuem unidades de hipoclorito de sódio a 2,5% - substância utilizada para purificar a água para uso e consumo humano, e também na lavagem de frutas e verduras. Nas escolas municipais, os alunos participam de atividades lúdicas, como jogos, pinturas, e são estimulados a preparar trabalhos em alusão à data. Também haverá rodas de conversa, exibição de vídeos e apresentação de teatro de fantoches.

Durante o ano, a Prefeitura do Recife realiza a Vigilância da Água, cujas atividades são desenvolvidas pelo Centro de Vigilância Ambiental e pelas equipes dos oito Distritos Sanitários, em cumprimento às diretrizes nacionais e ao Plano Municipal de Saúde do Recife, de forma a garantir acesso de água de qualidade à população da cidade. 

Barco-escola – Já na quinta-feira, dia 22 de março, a Escola Ambiental Águas do Capibaribe (barco-escola) irá partir do Marco Zero, às 9h, com cerca de 50 estudantes dos quintos anos da Escola Municipal Dois Rios, no Ibura. Na ocasião, os estudantes terão como tema a canção de Guilherme Arantes “Planeta Água” e irão realizar performances com Cordel e Paródias acerca da música. O objetivo é vivenciar a importância da água para os seres vivos e trazer para o diálogo aspectos como poluição, escassez, uso inadequado e ciclo da água, entre outros.

Ligado à Secretaria de Educação que é pioneira na formulação e implementação da iniciativa, o barco-escola inovou ao ser uma unidade de ensino flutuante na capital pernambucana. O foco dessa unidade escolar é a educação ambiental vivenciada, sendo realizadas diariamente duas excursões pedagógicas no período letivo; uma pela manhã e outra à tarde, com 45 pessoas por turno. Desde sua inauguração, ela já atendeu cerca 142 mil pessoas, público constituído majoritariamente por estudantes e professores do ensino fundamental do Recife. As aulas-passeio são ministradas por professores, da Rede Municipal de Ensino habilitados pela Marinha do Brasil. Em seu deslocamento, o barco-escola percorre as águas estuarinas dos rios Capibaribe, Beberibe e Pina, contextualizando e contemplando aspectos socioambientais de cidade.

Jardim Botânico e Econúcleo Jaqueira - Para debater e celebrar o Dia Mundial da Água, o Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo Jaqueira – equipamentos ligados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) – também contam com uma programação especial na quinta-feira (22). Ao todo, 150 estudantes participam das atividades que incluem contação de histórias, dinâmicas teatrais, passeio monitorado, exibição de filmes, oficinas de poesia, dança e história em quadrinhos. Todas as ações são focadas em falar sobre a importância da preservação desse bem natural cuja escassez já é um problema mundial devido ao seu desperdício, à poluição e às mudanças climáticas.

No Jardim Botânico do Recife, localizado no Curado, as atividades começam às 9h, com criançada sendo recebida com muita poesia e música, em intervenções de arte-educadores. Ainda pela manhã, acontecem as oficinas “Dança das Águas” e “Cordel das Águas”, além do cine ambiental com exibição de vídeos temáticos. Pela tarde, são realizadas novas sessões de filmes e da oficina de poesia. Os visitantes também podem curtir o passeio pelos sete jardins temáticos do equipamento: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais.

Já o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte do Recife, recebe cerca de 100 estudantes de escolas públicas e instituições beneficentes, ao longo do dia. Eles participam de dinâmicas teatrais, contação de histórias, oficinas de histórias em quadrinhos, poesia e expressão corporal. Para quem gosta de conhecer a vegetação local, ainda ocorre uma trilha ambiental pelo Parque da Jaqueira, em que são apresentadas as árvores existentes no local e suas características. As atividades vão das 9h às 17h. Durante a semana, o econúcleo recebe grupos agendados. Para programar uma visita, basta ligar para o telefone 3355.5808.   

 

Econúcleo Jaqueira

Funcionamento: de quinta a Domingo e feriados, das 9h às 17h.

Local: Parque da Jaqueira

 

Jardim Botânico do Recife

Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 9h às 15h.

Local: BR-232, km 7,5, Curado, Recife – PE