Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 18.03.19 - 14h17

Moradores engajados pintam suas residências no Campo da União

img_alt

Ação fez parte do primeiro mutirão do Mais Vida nos Morros na localidade e contou com cerca de 100 famílias que colocaram a mão na massa e demonstraram que em pouco tempo transformarão sua comunidade. (Foto: Cortesia)

 

As ruas do Campo da União, no bairro da Macaxeira, na zona norte do Recife, estão de cara nova. Na manhã do último sábado (16), em um mutirão de pintura realizado pelo projeto Mais Vida nos Morros, da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, o colorido tomou conta da comunidade. Há mais de duas semanas o projeto tem intensificado as intervenções no Campo da União, engajando e mobilizando o pessoal. Na última semana também ocorreu o workshop colaborativo em que os moradores puderam relatar seus sonhos e opiniões para melhoria da sua comunidade, além de planejarem a respeito do mutirão.

Mais de 100 pessoas participaram das pinturas das suas casas. “A atividade faz com que o morador comece a ver o início da mudança da sua comunidade a partir da mudança da sua residência, e da sua rua. É o momento que desperta nele a transformação que está acontecendo no local, que se começa a ver o brilho nos olhos das pessoas”, explicou o secretário executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi.

Para descontrair, durante o mutirão, os moradores participaram de uma pequena gincana, onde o primeiro da fila seria quem acertasse qual era o sabor do bolo, já que o bolo foi produzido com alimentos reaproveitados, como casca de mamão e de abacaxi. E esta ação deu início as atividades de prática sustentável que o projeto vai realizar, pois além das oficinas de minhocário e mini horta, teremos oficinas de culinária sustentável, para estimular a redução do lixo orgânico nas comunidades.

Morando há mais de 30 anos no Campo da União, a dona de casa Quisneide Aguiar, se sente bastante orgulhosa de participar na transformação do seu bairro. “Sempre pintei minha casa com a minha filha, mas com esse projeto foi melhor ainda para mim e para minha comunidade”, ressaltou a moradora. E o que mais se via nas ruas era a união da população e a felicidade estampada em ver suas casas e dos vizinhos começando a ficar mais linda, além do planejamento dos moradores para os espaços de lazer que serão criados.

O Campo da União é a 10º área que recebe o Mais Vida nos Morros. A intervenção deve durar cerca de três meses, onde mais de 450 famílias serão beneficiadas. “A proposta contemplará a transformação física, ambiental e social da área. Prevendo a eliminação dos pontos de críticos de lixo, criação de horta urbana e minhocários, implantação de mirante, humanização dos becos e travessas, além da interface com outras secretarias para intervenções estruturais”, declarou Flaviana Gomes, Gerente-geral de Intervenções Urbanas da secretaria.

O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife, cujo o intuito é de estabelecer que o morador seja o protagonista da transformação do seu bairro, e que assim ele passe a cuidar muito mais do lugar onde vive. O projeto, que também é considerado referência nacional em espaços urbanos para a Primeira Infância, teve seu início em 2016 e já beneficiou diretamente mais de 13 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama.