NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 18.03.22 - 12h46

Cais da Jaqueira de cara nova

img_alt

Local, área de desembarque fluvial de quem vem da Torre, local recebeu investimentos da ordem de R$ 400 mil da Prefeitura do Recife. Região ganhou calçadas requalificadas e iluminação em LED. (Foto: Divulgação/PCR)

 

Situado em um dos mais belos cartões-postais da cidade do Recife, o Cais da Jaqueira acaba de ser entregue à população de cara nova. O local foi beneficiado por uma requalificação do guarda corpo que emoldura a paisagem do rio Capibaribe, além ter passado por recuperação da escada de madeira do píer, tradicional ponto de interligação de transporte fluvial entre os bairros da Torre e da Jaqueira. Os investimentos foram da ordem de R$ 400 mil e as intervenções foram realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O cais conta também com iluminação em LED, por meio do Programa Ilumina Recife, que visa proporcionar mais segurança para quem transita por esses locais, além de gerar mais economicidade aos cofres públicos. A região da Jaqueira também passou por outras mudanças recentes, com a requalificação dos passeios públicos realizados pelo programa Calçada Legal, substituindo o piso anterior por blocos de tijolo intertravado. O Calçada Legal oferece soluções de acessibilidade como instalação de rampas e piso tátil, além de passagem elevada.

Um dos destaques do projeto no local vai para a calçada do Parque da Jaqueira, na Rui Barbosa. Ela foi alargada, com o recuo do gradil existente, e gerou mudanças em alguns trechos do Parque. Na área onde existe um espaço de ginástica, foi feito um novo desenho da plataforma, garantindo que o equipamento continue no mesmo local e com o mesmo tamanho.

Já no trecho onde está localizada a Capela Nossa Senhora da Conceição, o passeio ganhou 5 metros de largura, totalizando mais de 8 metros de calçadas acessíveis para garantir mobilidade e conforto para pedestres e usuários do parque. Outra ação importante foi a mudança na entrada e saída de carros. Com o recuo, foram feitas duas travessias elevadas de pedestres, no mesmo nível da calçada, o que garantiu acessibilidade para todo o percurso.