Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 18.03.22 - 10h50

Feira do Empreendedor volta a ser realizada na próxima semana

Por conta da pandemia, a feira foi suspensa por medida de segurança sanitária. Agora, com a flexibilização do convívio social, a Feira do Empreendedor é retomada e acontecerá, neste primeiro momento, na sede da Prefeitura. Futuramente evento será levado para outras áreas da cidade

Uma cidade de oportunidades e que lança olhar especial também para o micro e pequeno empreendedor recifense. E é no clima da retomada econômica que a Prefeitura do Recife traz de volta a Feira do Empreendedor. A feira deste mês acontecerá na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana (21, 22 e 23/03), no térreo do edifício-sede da Prefeitura, das 09h às 15h. Os 26 expositores, de diversos segmentos, que estão nesta retomada do programa já participaram de outras edições e agora fazem parte do time de empreendedores com cadastro no GO Recife. A Feira do Empreendedor é coordenada e organizada pela Secretaria Executiva de Transformação Digital em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação. 

Os 26 empreendedores que estão na retomada dessa jornada, que tem por finalidade fortalecer o empreendedorismo e os micronegócios da cidade, fazem parte da base de dados da Prefeitura e já participaram de outras atividades promovidas pelo Executivo Municipal. Com a abertura do GO Recife eles foram incentivados a cadastrar seus serviços e produtos nesta que é hoje a maior plataforma de oportunidades da Região Metropolitana e um case de sucesso Brasil afora. Com a volta da Feira do Empreendedor, as Secretarias planejam juntas levar a feira para outras partes da cidade, ampliando oportunidades de visibilidade e vendas. 

“Como a proposta do GO é ser ‘figital’, com ações no mundo físico e digital, a Feira do Empreendedor é uma maneira de oportunizar que esses empreendedores, assim como seus produtos e serviços, circulem e sejam vistos presencialmente. Com isso, essa dobradinha entre o universo digital e o presencial expande a rede de contatos, fortalece e incentiva que outros empreendedores se juntem ao GO Recife e fortalece o pequeno empreendedor tão importante para a economia da nossa cidade”, explica Rafael Figueiredo, secretário executivo de Transformação Digital. 

Cidades Empreendedoras de 2022 - Recife tem a melhor performance entre as capitais do Nordeste no Índice de Cidades Empreendedoras de 2022. O resultado mostrou que a capital pernambucana foi destaque nos eixos Capital Humano, Cultura Empreendedora e Acesso a Capital. O ranking é realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com a Endeavor, e analisou majoritariamente dados públicos referentes ao ano de 2021.

A Prefeitura do Recife vem investindo fortemente em ações de desenvolvimento do empreendedorismo. Para o pequeno empreendedor, em 2021, a gestão lançou o Programa Crédito Popular do Recife, que oferece empréstimos de até R$ 3 mil para micro e pequenos negócios, com taxa de juros simbólica de 0,99% ao mês.