Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 18.03.22 - 16h30

Prefeitura do Recife entrega urbanismo tático em Brasília Teimosa

img_alt

Intervenção tem o objetivo de reduzir a velocidade de veículos motorizados e proporcionar mais segurança para pedestres e ciclistas no local (Foto: Cortesia)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregou, nesta sexta-feira (18), uma  nova travessia de pedestre com uma peça de urbanismo tático para aumento de calçada. A intervenção tem o objetivo de proporcionar mais espaço dos pedestres e reduzir a calha viária para diminuir a velocidade dos veículos motorizados, garantindo uma travessia mais segura para quem anda a pé ou de bicicleta, já que a área abriga grande número de pedestres e ciclistas, por conta da Ciclofaixa Brasília Teimosa.

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária do Recife, em 2020, a área que concentrou mais sinistros de trânsito foi a Zona Sul, por isso, a necessidade de garantir travessias mais seguras. A intervenção foi pensada em parceria com os moradores da comunidade por meio de reuniões. "A estratégia de desenho urbano para reduzir a calha viária tem o objetivo de levar o condutor a diminuir a velocidade, que é o principal fator de risco de sinistros de trânsito. Tudo foi pensado junto com os moradores para atender a necessidade deles e fazer com que eles se sintam mais confortáveis na travessia", explica o gerente de projetos cicloviários, Antônio Henrique.

URBANISMO TÁTICO – Ao todo, o Recife conta, hoje, com mais de 40 áreas de urbanismo tático, com projetos de destaque como os da Rua da Palma, Rua Frei Cassimiro e Largo Dom Luiz. Na Rua da Palma, a técnica de urbanismo tático foi utilizada para redistribuir o espaço urbano entre pedestres e carros. Constatou-se que a maioria das pessoas que transitavam na via eram pedestres, dessa forma, a rua que antes tinha 60% do espaço destinado aos veículos, passou a ter 60% do espaço destinado às pessoas. Na Rua Frei Cassimiro e no Largo Dom Luiz, o urbanismo tático foi utilizado para ordenar o trânsito, ampliar o espaço dos pedestres e dar mais segurança nas travessias. A técnica humaniza o espaço público e garante redução de sinistros de trânsito. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções.