Recife se destaca e assume coordenação Nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente
Eleição ocorreu nesta quinta-feira durante o XXIV Encontro Nacional do CB27 realizado no Recife
O protagonismo da capital pernambucana nas pautas ambientais ganhou destaque, mais uma vez, nesta quinta-feira (17). O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, foi eleito, por unanimidade, o novo coordenador nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). A eleição aconteceu durante o XXIV Encontro Nacional do CB27 realizado no Recife. Com o cargo, Ribeiro passa a representar o CB27, que tem o importante papel de promover a articulação política e cooperação entre as capitais brasileiras para o enfrentamento das mudanças climáticas.
O Fórum ocorreu junto à I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL) e ao I Encontro Nacional do ICLEI Brasil, ambos no Recife, com o objetivo central de promover um debate qualificado acerca da temática dos Resíduos Sólidos.
“É com muita felicidade que assumo esse compromisso, teremos grandes desafios, mas tenho a certeza de que estamos trilhando no caminho certo e vamos encontrar, juntos, soluções e estratégias para enfrentar as mudanças climáticas e as suas consequências. O Recife, mais uma vez, recebe esse reconhecimento através do trabalho que desenvolvemos na gestão municipal e fico lisonjeado em fazer parte dessa equipe que valoriza e coloca como prioridade as pautas ambientais”, declarou o secretário ao receber a indicação do cargo.
Além do coordenador nacional, foram eleitos o secretário executivo, Normando Sales — secretário municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (AC) — e os cinco coordenadores regionais do Fórum, representando as regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O CB27 é o fórum de secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras e do Distrito Federal. O grupo permite a troca de experiências sobre projetos de gestão ambiental frente a mudanças climáticas no âmbito das cidades, aproveitando as boas práticas de todas as capitais. O CB27 foi fundado durante a Conferência das Nações Unidas pelo Desenvolvimento Sustentável no ano de 2012 (Rio+20). Com o apoio da Fundação Konrad Adenauer em parceria com a Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (ICLEI) América do Sul foi realizado o XXIV Encontro Nacional do Fórum CB27.