Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 18.03.24 - 11h09

Prefeitura do Recife abre inscrições para eleição do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude

img_alt

Inscrições podem ser feitas até 1º de abril. Edital com detalhes do processo eleitoral foi publicado no Diário Oficial. Colegiado é formado por 25 membros titulares e igual número de suplentes, sendo 8 representantes do governo municipal e 17 da sociedade civil. (Foto; Edson Holanda/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), anuncia o início das inscrições para se candidatar a uma cadeira do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/Recife), que devem ser realizadas até o dia 1º de abril. Jovens recifenses de 15 a 29 anos e iniciativas da sociedade civil organizada que atuam com a temática da juventude em cada Região Político-Administrativa do Recife estão convocados a participar do processo eleitoral. O edital com todas as informações necessárias para a eleição do CMPPJ/Recife, correspondente ao biênio 2024-2026, foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 12. O CMPPJ/Recife é composto por 25 membros titulares e igual número de suplentes, sendo oito representantes do governo municipal e 17 representantes da sociedade civil.

O formulário de inscrição e os documentos exigidos podem ser enviados até o dia 1 de abril para o e-mail conselhodejuventudedorecife@gmail.com. Para entrega presencial, é  necessário agendamento prévio pelo telefone (81) 3355-8008 ou (81) 99284-6656 na Secretaria Executiva de Juventude, que fica no 8º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife. O agendamento para a entrega deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Poderão se inscrever para participar da eleição do CMPPJ/Recife os jovens recifenses e as iniciativas da sociedade civil organizada com atuação no Recife. De acordo com as vagas por segmentos, o conselho contará com quatro conselheiros representantes de movimentos, ONGs, coletivos, entidades, associações, grupos, organizações, dois conselheiros representantes dos fóruns e redes da Juventude; três conselheiros representantes das entidades de apoio às políticas públicas de juventude; seis conselheiros representantes das Regiões Político-administrativas; um representante de entidades da pessoa com deficiência de apoio às políticas públicas de juventude de atuação no Recife; e, por fim, um membro do Poder Legislativo Municipal.

Entre as principais competências do CMPPJ estão propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude, apoiar a SDSDHJPD na articulação com outros órgãos da Administração Pública Municipal, Governos Estaduais e Federais, bem como promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas. O objetivo do CMPPJ/Recife é, sobretudo, fortalecer a autonomia, organização e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude.

Para mais informações, os interessados precisam ficar atentos às publicações no perfil oficial da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) no Instagram (www.instagram.com/sejuvrecife), no site da Prefeitura do Recife e no Diário Oficial do Município. O edital com todos os detalhes da inscrição e do processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/Recife), com atuação durante o biênio 2024-2026, estão publicadas na edição do dia 12 de março.

ASSUNTOS: