Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.03.24 - 11h11

Prefeitura do Recife ativa o serviço Atende em Casa para dengue

Pacientes que derem entrada nas unidades de saúde, com suspeita da doença, serão acompanhados nos dias seguintes via ligação ou videochamada, recebendo orientações de médicos e enfermeiros. Objetivo é evitar agravamento do quadro, especialmente em grupos de risco, como crianças, idosos e gestantes



A Prefeitura do Recife lança, nesta segunda-feira (18/03), às 15h, o Atende em Casa - Dengue, serviço de monitoramento ativo de todos os pacientes que derem entrada em alguma unidade de saúde com suspeita de dengue. O acompanhamento será feito por ligação telefônica ou videochamada, durante a fase mais crítica da doença, que vai do 4º ao 8º dia após o início dos sintomas. A iniciativa contará com 23 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que atuam no Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). De segunda a sexta, das 7h às 19h, eles darão orientações, acompanharão o quadro dos pacientes e, em caso de necessidade de assistência presencial, farão encaminhamento para unidades da rede. O objetivo é evitar agravamentos da doença, especialmente em grupos de risco, a exemplo de idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades. O lançamento ocorrerá na sede da Saúde Digital do Recife (R. do Brum, 123, Cais do Apolo, edifício da Emprel), com a presença da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

“Estamos trazendo a experiência do Atende em Casa, da pandemia por covid-19, para o enfrentamento da dengue. A diferença agora é a proatividade, porque nosso serviço é que vai entrar em contato com o paciente para acompanhar sua evolução. Funciona da seguinte forma: o paciente atendido em uma unidade básica ou emergência com sintomas da dengue será devidamente cadastrado em nosso sistema, desenvolvido em parceria com a Emprel, e contactado posteriormente por médicos ou enfermeiros, que estarão com prontuários e informações colhidas no atendimento presencial. O período do 4º ao 8º dia dos primeiros sintomas é o mais crítico. Por isso, tivemos a iniciativa de fazer esse monitoramento ativo, com conforto e comodidade para os pacientes que estão em casa. A resolutividade da teleconsulta é em torno de 90%, ou seja, de 10 pessoas consultadas por ligações ou videochamadas, apenas uma precisa ir a uma unidade para ter assistência presencial”, explica Luciana Albuquerque.          

Ao todo, 14 profissionais do Atende em Casa - Dengue irão atuar no monitoramento da população em geral e mais nove irão compor um time de especialistas especificamente para as gestantes. Desses, oito são enfermeiros e 15 são médicos. Vale salientar que o cidadão não precisa acessar nenhum canal para dispor deste serviço, basta que mantenha seu contato atualizado junto ao Conecta Recife ou na unidade onde for buscar atendimento. A ligação para os pacientes acontecerão de números telefônicos com os seguintes prefixos: (81) 3355 ou 3208, podendo variar os ramais.

“A equipe acompanhará cada caso suspeito e/ou confirmado e, durante o teleatendimento, irá avaliar se o paciente pertence a algum grupo de risco, como lactentes, idosos, gestantes, obesos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, entre outros. Além disso, será verificada a presença de sinais de alarme ou gravidade, tais como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa”, explica o gerente-geral de Saúde Digital do Recife, Gustavo Godoy. Os atendimentos serão registrados no mesmo prontuário eletrônico utilizado nas unidades básicas, e o registro poderá ser acompanhado pelos usuários no Minha Saúde Conectada, e pelos profissionais no Prontuário em Rede (incluindo o resultado dos exames), ambos disponíveis no Conecta Recife.

ORIENTAÇÕES GERAIS – A Prefeitura do Recife está fazendo sua parte, mas é fundamental que a população colabore com as medidas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Esse inseto precisa de água parada para se reproduzir. Então, é fundamental eliminar qualquer possível criadouro em sua casa e no entorno. Algumas dicas importantes são cobrir pneus e garrafas; vedar bem os sacos de lixo; manter caixas d'água, tonéis e outros recipientes de armazenamento de água devidamente tampados e limpar, regularmente, calhas, ralos e outros locais que possam acumular água. E, em caso de sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e coceira, procurar a sua unidade de saúde, evitando a automedicação.

DENÚNCIAS - Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas, primeiramente, na Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; no app Conecta Recife, na plataforma Denunciar Foco de Dengue, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.

DADOS - Em 2024, até o momento, foram notificados 1.725 casos suspeitos de arboviroses, sendo 1.348 de dengue, 335 de Chikungunya e 42 de Zika. Dentre estas, foram confirmados 29 de dengue e 5 de chikungunya. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve aumento de 85,9% dos casos notificados e de 348,6% dos casos prováveis de arboviroses. Quanto às ações de rotina da Vigilância Ambiental, foram visitados 472.597 imóveis, com realização de inspeção em 76,89% (363.371 imóveis). Não foi possível realizar visita em 109.226 (23,11%) imóveis (fechados/recusa).

ASSUNTOS: