NOTÍCIAS

Cultura | 18.04.11 - 12h28

Instituto Pelópidas Silveira realiza Seminário Internacional de Mobilidade e Sustentabilidade

Nos dias 25, 26 e 27 de abril, no prédio da Porto Digital, antigo edifício-sede do Bandepe, no bairro do Recife, o Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) da Prefeitura de Recife, o Consulado Geral da França para o Nordeste e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizam o Seminário Internacional Mobilidade e Sustentabilidade. O objetivo do encontro é trocar conhecimentos e experiências entre a França e o Brasil no desenvolvimento sustentável.

Duas importantes preocupações para a cidade do Recife e Região Metropolitana (RMR) são a mobilidade urbana e a sustentabilidade. A Capital vive atualmente um momento de alto crescimento econômico e que traz grandes desafios. A organização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 – que tem o Recife como uma das cidades-sedes – é um deles.

Mobilidade Urbana e a Sustentabilidade serão assuntos tratados no Seminário que terá como palestrantes, Milton Botler, presidente do Instituto Pelópidas Silveira; Pierre Fernandez, Adido Cultural da França do Nordeste; professores de Arquitetura da Universidade de Paris-Est, na França; além de expositores da Universidade Federal de Pernambuco.

Plano de Mobilidade – Lançado em fevereiro deste ano, o Plano de Mobilidade do Recife, desenvolvido pelo Instituto da Cidade do Recife, tem como objetivo promover a alimentação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e reduzir as situações de isolamentos da população, dando acesso aos serviços de saúde, educação, lazer e oportunidades de trabalho e renda. Assim, criando interação dos deslocamentos de pessoas e bens, a partir da melhoria na infraestrutura da malha viária recifense.

Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira - nasceu com o objetivo de pensar o Recife do Futuro. Uma cidade moderna, que tenha como premissas a preocupação com o bem-estar de seu cidadão, com o meio ambiente, as áreas de interesse histórico-social e com o crescimento ordenado e sustentável, respeitando as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor.

Confira aqui a programação completa do Seminário