NOTÍCIAS

Cultura | 18.04.11 - 12h36

Matrículas para cursos profissionalizantes terminam nesta terça

Interessados em se preparar para o mercado de trabalho devem comparecer às escolas em que se inscreveram para efetivar a matrícula

Por Marcos da Silva

Terminam nesta terça-feira (19), as matrículas para os 32 cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel). As 14 escolas preparatórias da Rede Municipal de Ensino localizadas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife estão disponibilizando 3.381 vagas em cursos nas áreas de turismo, alimentação, idiomas, cultura, serviços, artesanato, industrial, comercial, construção civil, estética facial e corporal.

Os interessados devem comparecer, no horário de funcionamento, à unidade onde se inscreveram– munidos da cédula de identidade (RG), o CPF e uma foto - para efetuar a matrícula. As aulas começam no dia 25 de abril. De acordo com o regulamento, caso o aluno pré-selecionado não compareça à instituição de ensino em que pleiteou uma vaga para oficializar a matrícula, a mesma será preenchida por um nome da lista de espera.

As pessoas que não foram contempladas agora podem se reinscrever depois. Em julho, abriremos 12 mil vagas nas 18 escolas existentes, incluindo a Associação Pestalozzi anexa ao Casarão Barbalho; a João Pernambuco e o Centro Cristiano Donato, onde não houve vagas neste período”, disse o gerente de Educação Profissionalizante da Seel, Tadeu Oliveira.

Os cursos mais procurados foram: atendente administrativo; solda elétrica; caldeiraria; doces e salgados; recepcionista na área de saúde e eletricidade predial. O processo seletivo começou com as inscrições nos dias 11 e 12. Como o número de inscritos superou o número de vagas foi realizado um sorteio público no dia 14. Ao todo, 4.869 pessoas foram às unidades de ensino com o propósito de estarem melhor preparadas para o mercado de trabalho. A lista com os nomes dos selecionados saiu no dia seguinte.

A carga horária dos cursos oferecidos é composta por 250 horas/aula (h/a) - que correspondem a dois meses e meio de aprendizado – e eles são direcionados aos beneficiários dos programas sociais da Prefeitura, como Bolsa Escola e Bolsa Família; estudantes de 3º e 4º ciclos; educação de jovens e adultos (EJA) e pessoas residentes nas proximidades das instituições de ensino. As escolas estão localizadas nas seis RPAs da Cidade.

Serviço:
Terça (19) – Último dia de matrícula nas escolas
Segunda (25) – Início das aulas

Informações: Gerência de Educação Profissionalizante Telefones: (81) 3355-5970 // 3355-5971