NOTÍCIAS

Cultura | 18.04.11 - 12h34

Programa Bolsa Escola realiza palestra para beneficiários

Temas como drogas, abuso sexual, maus-tratos e agressividades foram abordados durante o evento

Por Vanessa Beltrão

Cerca de 70 mães beneficiárias da Escola Municipal Reitor João Alfredo, localizada na RPA-1, participaram, na tarde desta segunda-feira (18), de mais uma edição do Ciclo de Palestras do Programa Bolsa Escola, em ação conjunta com o Escola que Protege. O encontro aconteceu no Centro de Formação Educador Paulo Freire, Madalena. Temas como drogas, abuso sexual, maus-tratos e agressividades foram abordados durante a palestra da coordenadora do Escola que Protege, Luísa Albuquerque.

A questão dos maus-tratos, como, por exemplo, impor castigos físicos e humilhantes às crianças, foi um dos principais assuntos discutidos. Segundo Luísa Albuquerque, essa atitude é tomada por pais que não têm controle sobre suas emoções e impulsos e acabam descarregando a raiva nos filhos.

Para a dona de casa Andréa da Silva, que tem um filho de 14 anos na Rede Municipal de Ensino do Recife e já participou de diversas palestras do Bolsa Escola, a instrução desta segunda foi mais uma lição. “Aprendi que devemos prestar atenção em tudo o que os nossos filhos falam. Temos que ficar mais atentos; às vezes a gente acha que é uma bobagem a criança estar quieta ou agitada demais, mas ela quer dizer alguma coisa e a mãe não presta atenção,” diz Andréa, referindo-se ao comportamento de algumas crianças que podem estar sofrendo maus-tratos.

Os pais também foram instruídos sobre o trabalho do Escola que Protege, projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife e que atende a famílias em situação de violência, por meio de acompanhamento psicossocial e pedagógico. O artigo 227 da Constituição Federal, que aborda o dever da família, sociedade e do Estado perante a criança e o adolescente também foi discutido com os presentes. O objetivo da discussão é transformar a lei em prática. Vídeos sobre a temática do abuso sexual também foram mostrados para instruir melhor as pessoas sobre como identificar esse tipo de violência.

De acordo com Luísa Albuquerque, o objetivo da discussão desses temas é provocar a reflexão dos presentes. “Isso que nós estamos fazendo aqui é prevenção. O primeiro sentimento tem que ser o de acolhimento da vítima”, detalha Luísa. Ela conta também que iniciativas como essa contribuem para que os pais discutam sobre os assuntos abordados, como, por exemplo, se é possível educar sem castigo.

Atividades – A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realiza nesta terça-feira (19), às 14h, mais uma edição da Aula-Passeio do Barco Escola “Águas do Capibaribe”, com 40 mães de alunos da Escola Municipal Compositor Capiba, beneficiárias do Bolsa Escola e Bolsa Família. Ainda como parte das atividades deste mês, no próximo dia 26, a partir das 15h30, cerca de 400 pais ou responsáveis por alunos de 16 escolas, também integrantes do programa Bolsa Escola, participam de encontro no Teatro de Santa Isabel, no Bairro de Santo Antonio (Centro).