NOTÍCIAS

| 18.04.12 - 13h22

Arthur Moreira Lima presenteia o Recife com música

[caption id="attachment_16713" align="alignleft" width="334" caption="Apresentação fez parte da turnê “Brasil Sertões 2”. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

Pianista encantou o público com o repertório apresentado na Praça do Arsenal

Além de um belo concerto, o renomado pianista carioca Arthur Moreira Lima deu uma aula de música na noite de terça-feira (17) na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. A apresentação fez parte da turnê “Brasil Sertões 2”, realizada pelo projeto “Um piano na Estrada”, apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Ultragaz. Na capital pernambucana, o concerto teve apoio da Prefeitura do Recife, que disponibilizou apoio técnico logístico, banheiros químicos e cadeiras para acomodação do público. Cerca de 600 foram presenteadas com uma noite de música inesquecível.

Num caminhão-teatro, Arthur Moreira Lima viaja pelo Brasil presenteando diversas cidades com o seu talento e repertório primoroso. As apresentações acontecem no caminhão Scania, que o baú carroceria transformado em palco. “Este concerto é o número 440. Com o projeto “Um Piano na Estrada” já percorremos todas as capitais, periferias e várias cidades do interior. O objetivo é levar um concerto aquelas pessoas que não teriam oportunidade de ir ao teatro”, contou o pianista entre uma música e outra.

Sempre conversando com o público, explicando detalhes sobre a história, os movimentos e o compositor de cada música, Arthur Moreira Lima encantou a platéia, que em silêncio absoluto, acompanhou a apresentação. Um telão montado em cima do caminhão-teatro exibia imagens simultâneas do pianista, as mais interessantes eram a que mostravam de cima as mãos do artista.

Foram interpretadas músicas clássicas como “Polenaise N°6 - L'heroique”, do polaco Chopin, e “Sonata ao Luar”, do alemão Beethoven, e ainda composições dos brasileiros Vila-Lobos, maior expoente da música no Modernismo Nacional; Ernesto Júlio de Nazareth, representante da polca e tango brasileiro; e Radamés Gnattali e Pixinguinha, grandes nomes do chorinho.

O concerto-aula foi acompanhado pelos estudantes da Escola de Criatividade Musical: Josenildo Ferreira, 44 anos; Sílvia Diniz, 49 anos; e Gislane Érica, 23 anos. “Foi uma chance única, pois muitas vezes não temos oportunidade de pagar para assistir um concerto e conhecer um pianista de renome internacional”, afirmou o estudante de piano, Josenildo. Esta foi a primeira vez que ele e Sílvia viam ao vivo a performance musical de Moreira Lima. Já Gislane teve o prazer de ver o pianista pela segunda vez. “A primeira foi em Goiana há vários anos, quando ele também se apresentou no caminhão-teatro”, lembrou a estudante de violão.

O artista plástico e restaurador de móveis Jairo Augusto, 59 anos, também estava satisfeito por ter assistido ao famoso pianista. “Eu conheço Moreira Lima desde criança, conheço o trabalho dele há muitos anos, mas só tinha o visto pela televisão. Foi muito bom ver ao vivo, é mais puro, tem muito mais beleza”, disse contente, ao final da apresentação.

Do Recife, Arthur Moreira Lima segue o seu caminho com o seu piano para apresentações em João Pessoa (PB), Caucaia (CE) e Betim (MG). Quem quiser conhecer mais o projeto Um Piano pela Estrada pode acessar o site http://www.arthurmoreiralima.com.br