NOTÍCIAS

Cultura | 18.04.12 - 13h32

Via Mangue avança e chega aos 20% de obra concluída

Depois da entrega dos habitacionais, outra parte da obra deve ser entregue já no próximo mês

A maior obra viária dos últimos 30 anos no Recife, a Via Mangue, executada pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, começar a tomar forma. A Intervenção, que faz parte da preparação da cidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014, chega aos 20% de obra concluída e segue em ritmo acelerado. Contemplando ações de habitação, mobilidade, urbanização e saneamento, a obra representa um investimento total de R$ 555,8 milhões. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em cincos locais simultaneamente.
[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157629482590620"]

No Cais José Estelita e na Rua Imperial estão em fase de conclusão as obras de alargamento e construção da alça do Viaduto Capitão Temudo. Com 80% das ações concluídas, o alargamento, no sentido Boa Viagem-Olinda, com 207 metros, deve ser entregue já no próximo mês. Falta apenas concluir a união entre os elevados novo e antigo.

Já no bairro do Pina, prossegue o trabalho nas fundações do alargamento e alça da Ponte Paulo Guerra. Das 20 vigas pré-moldadas que serão usadas, 10 já foram concretadas e duas foram instaladas. A alça também vai dar acesso ao novo centro de compras, o Shopping RioMar, que está em construção no bairro.

As obras nas duas pontes da comunidade Encanta Moça também já estão em processo de cravação das estacas. A obra intervenção vai facilitar a comunicação do trecho onde está localizado o Aeroclube com a área conhecida como Jardim Beira-Rio. As pontes são paralelas e com trânsito em sentidos contrários. A conclusão está prevista para setembro de 2013.

Na Rua Antônio Falcão, no bairro de Boa Viagem, a construção do complexo de quatro elevados já chama a atenção das pessoas que circulam pela localidade. Um dos viadutos, o V4, já está com os pilares prontos e com 16 vigas içadas, até o final deste mês a expectativa é içar mais quatro vigas, totalizando 20 equipamentos. A intervenção neste trecho teve início em maio de 2011 e deve ser concluída em setembro de 2013.

Habitação: A Via Mangue representa também moradia digna para pessoas que moravam em palafitas no trajeto da obras. Os três habitacionais que fazem parte da intervenção já foram entregues e receberam quase mil famílias.

A Via Mangue será composta por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia, se constituindo na primeira via expressa da cidade, com velocidade média de 60km/h. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/ Centro, a extensão é de 4,37km.

Com a maior parte da hotelaria localizada na zona metropolitana Sul, a Via Mangue beneficiará o desenvolvimento turístico, ao facilitar o acesso a essa região. A Via Mangue tem importância metropolitana, beneficiando também quem mora ou se dirige a Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Suape.