NOTÍCIAS

Cultura | 18.04.12 - 18h49

Moradoras do Recife elegem prioridades para o OP Mulher

[caption id="attachment_16766" align="alignleft" width="334" caption="As gestoras da secretaria destacaram que as mulheres podem e devem opinar sobre o destino do orçamento público do Recife. Foto: Lú Streithorst"][/caption]

A Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife realizou, nesta quarta-feira (18), a primeira de seis reuniões com mulheres das Regiões Político-Administrativas – RPAs, para escolha das principais ações a serem votadas na plenária do Orçamento Participativo – OP Mulher.

O encontro aconteceu às 15h no Casarão do Cordeiro, com mulheres que residem na RPA-4. Na ocasião as gestoras da secretaria destacaram que as mulheres podem e devem opinar sobre o destino do orçamento público. A Gerente de Serviços da Secretaria Especial da Mulher Liliana Barros pediu que as moradoras contribuíssem com a construção da cédula oficial de votação, que irá conter as prioridades das seis RPAs e que será utilizada na plenária anual do OP-Mulher, prevista para o segundo semestre deste ano.

“Nós procuramos mostrar a importância do orçamento na vida das mulheres e por isso pedimos que elas escolham as prioridades que serão votadas para o OP de 2013”, esclarece a secretária da Mulher Rejane Pereira. Durante as reuniões nas seis RPAs as mulheres eleger três ações dos seguintes itens: Participação e controle social; Educação Não-Sexista, Anti-racista, Não homofóbica / Não lesbofóbica e Laica; Equidade de gênero na saúde; Assistência e Prevenção da violência contra a mulher; Política de gênero com igualdade racial e Gênero trabalho e renda.        

“A importância dessas reuniões é muito grande, porque a gente cria um elo entre o poder público e o que a gente quer e precisa. A gente não conhecimento dos direitos e isso faz com que a gente se informe mais sobre nossos direitos e deveres”, elogia a professora e dona de casa Katiúscia Maria da Silva, que reside no Conjunto Habitacional do Cordeiro. Para ela, todas as mulheres deveriam participar das reuniões como forma de exercer a própria cidadania. As reuniões na RPAs prosseguem até o dia 26 de abril sempre no mesmo horário.

Datas e locais das reuniões nas RPAs

23/04 – RPA–5: Policlínica Agamenon Magalhães – Afogados

24/04 – RPA-2: CSU do Alto de Santa Terezinha

25/04 – RPA-6: Associação de Moradores da UR-1 – Ibura

25/04 – RPA-1: Associação de Moradores da Ilha de Santa Terezinha – Santo Amaro.

26/04 – RPA-3: Centro Público do Trabalhador de Casa Amarela – Av. Norte, próximo ao Largo Dom Luiz.