Recife terá plano de serviços para show de Paul McCartney
Planejamento envolve ordenamento do trânsito, do comércio informal, linha especial de ônibus, atendimento ao turista, limpeza pública, segurança e saúde
Neste final de semana, o Recife vai sediar um evento de visibilidade internacional com o show do ex-beatle Paul McCartney com duas noites de apresentações, no sábado (21) e domingo (22), no Estádio do Arruda. Para garantir maior infraestrutura na área externa e conforto aos beatlemaníacos, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado montaram um plano efetivo envolvendo ordenamento do trânsito, do comércio informal, limpeza pública, ações de prevenção e assistência à saúde pública, atendimento ao turista e policiamento. Todas as ações foram apresentadas na manhã desta quarta (18) durante coletiva de imprensa no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio.
De acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE), o Recife deverá ter 100% de ocupação durante o final de semana. “Será um novo Carnaval na cidade, dada a ocupação total dos meios de hospedagem. A expectativa é de uma movimentação financeira de R$ 20 milhões com recursos trazidos por visitantes de fora do Recife. Estimamos receber aproximadamente 200 ônibus de turismo. A produção do show nos repassou que 13% dos ingressos foram vendidos para pessoas na Paraíba e 8% em Alagoas. A ocupação hoteleira já se equipara ao Carnaval”, comentou o secretário de Turismo do Recife, André Campos.
Para atender a este público que vem de outras localidades, será montado um Centro de Atendimento ao Turista próximo ao desembarque dos ônibus. Serão distribuídos mapas indicando os locais de acesso ao estádio e de ruas interditadas, além de folders com informações turísticas. As agências e operadoras de turismo do Brasil também receberam newsletter para que pudessem comercializar pacotes para a capital pernambucana.
A recomendação para chegar até o local é não usar carros particulares, dadas as interdições de ruas no entorno e não haverá área para estacionamentos. Uma alternativa de transporte interessante é o ônibus expresso fruto de parceria entre a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e o Shopping Tacaruna. Serão 20 ônibus com tarifa de R$ 5,00 (ida e volta) mais o valor do estacionamento no Shopping. As saídas acontecem das 16h às 22h. O desembarque acontece na Avenida Beberibe. A parceria é realizada também durante o Carnaval.
Além disso, a frota de táxi será maior, pois como acontece durante o Carnaval, haverá um convênio entre os táxis de Olinda, Jaboatão e Recife, com livre circulação. A estimativa é de um aumento de 25% de veículos para os beatlemaníacos. O ponto de táxi evento será na Avenida Beberibe, entre a Estrada Velha de Água Fria e a Avenida Professor José dos Anjos.
A iluminação pública será reforçada para facilitar o deslocamento a pé em todo o entorno. Cerca de 40 garis irão atuar e está programada lavagem das ruas de entorno ao final de cada show. “Todos os órgãos envolvidos tem a determinação do prefeito João da Costa e do governador Eduardo Campos de cumprir rigorosamente o planejamento. Podemos considerar que é um evento preparatório para a Copa do Mundo e uma oportunidade de mostrar que a cidade tem capacidade de realizar grandes eventos”, afirma André Campos. Durante o final de semana, a cidade recebe ainda o Abril Pro Rock, show de Chico Buarque, entre outros.
Segurança - A Secretaria de Defesa Social (SDS) irá destinar 700 policiais e bombeiros para atuar no entorno do show de Paul MacCartney para que o show aconteça da forma mais tranquila possível nas duas noites de espetáculo. Dentro do estádio, 750 agentes particulares foram contratados pela organização do show. A Polícia Militar destinou um efetivo de 600 policiais com rádio patrulha, cavalaria e Rocam. A Polícia Civil manterá uma delegacia móvel em frente ao estacionamento do Hiper Bompreço. A Delegacia de Água Fria será a delegacia de plantão e a Delegacia do Turista estará atendendo no local. O Corpo de Bombeiros atuará com sistemas preventivos contra incêndio e pânico com a mesma metodologia que deverá ser usada na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo em 2014. Serão 18 bombeiros/noite no local com um posto de comando avançado, viatura de incêndio para atendimento hospitalar e pronto atendimento.