NOTÍCIAS

Administração | 18.04.15 - 14h50

Cinco mil pessoas participaram do Fórum Microrregional 2015 do Recife Participa

Plenária na Mustardinha encerrou o ciclo do Fórum, que percorreu as 18 Microrregiões da cidade. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

O Recife Participa, modelo de Participação social da Prefeitura do Recife, encerrou, na noite desta sexta-feira (17), na Mustardinha, a primeira rodada de plenárias do Fórum Microrregional 2015. Durante as últimas semanas, o programa percorreu as 18 Microrregiões Político-Administrativas da cidade para definir junto à população quais são as prioridades em diversos temas como Saúde, Educação, Infraestrutura e Habitação.

Nesta edição, os fóruns reuniram pouco mais de cinco mil pessoas diretamente com o secretariado da Prefeitura do Recife. Nas plenárias, o diálogo entre a população e a equipe da Prefeitura ocorreu de forma direta, com o direito à fala garantido a todo o cidadão que desejasse participar, sem necessidade de eleição de representantes. Todas as plenárias foram gravadas em áudio e vídeo, e todo o conteúdo será sistematizado pelo corpo técnico da gestão municipal para que as demandas levantadas pela população recebam respostas e que as ações de governo ocorram de acordo com o que deseja a população, intensificando a gestão participativa e o controle social na Prefeitura do Recife.

Na noite desta sexta- feira, a Escola Municipal Antônio Brito Alves, na Mustardinha, recebeu 407 participantes, que fecharam o ciclo de plenárias discutindo prioridades para Habitação para Microrregião 5.1, que engloba os bairros da Mustardinha, San Martin, Afogados, Bongi e Mangueira. O secretário executivo de Governo e Participação Social, Gabriel Leitão, mediou o debate e destacou a participação da população da área. “Mais de 400 pessoas numa noite de sexta apenas nos mostra a disposição que a comunidade da área tem para discutir as questões de Habitação”, destacou. A mesa contou com a participação do secretário de Habitação do Recife, Carlos Ferreira, do secretário de Saneamento, Alberto Feitosa, da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna e da secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho.

O secretário de Habitação Carlos Ferreira fez uma apresentação sobre a política de Habitação de Interesse Social promovida pela Prefeitura do Recife e destacou o novo padrão de qualidade no acabamento das unidades habitacionais entregues pela Prefeitura, uma determinação do prefeito Geraldo Julio. Uma das principais reinvidicações levantada pela população no debate foi a necessidade da construção do Habitacional na comunidade de Caranguejo Tabaiares. Na própria plenária, os moradores foram informados sobre o status da obra, que se encontra em finalização de projeto para protocolo junto ao Governo Federal e consequente liberação de recursos.

O PROGRAMA - O Recife Participa é o modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife. Conduzido pela Secretaria de Governo e Participação Social, em parceria com todas as áreas da gestão, o Programa pretende ampliar e intensificar a gestão colaborativa e o controle social no Executivo Municipal. Desde sua implantação, em 2013, o programa já realizou o Seminário Recife Participa, quando mais de duas mil pessoas discutiram os problemas da cidade com todo o secretariado em mesas temáticas, durante três dias. As demandas discutidas entre Prefeitura e sociedade no Seminário foram incluídas no Plano Plurianual 2014-2017.

Após o seminário, foi instalado o Fórum Microrregional do Recife Participa. Instância permanente de diálogo entre a gestão e a população do Recife, o Fórum já percorreu toda a cidade em 2013, 2014 e chega a sua edição de 2015, já tendo reunido mais de 20 mil pessoas colhendo sugestões, críticas e demandas que garantem a participação da população nas decisões de governo. Para garantir a interlocução da população com a gestão municipal, foram eleitos, em cada Região Político Administrativa, coordenadores e conselheiros do Recife Participa. Os representantes têm autonomia para convocar o Fórum sempre que julgarem necessário.

Além das instâncias de participação direta, estão no escopo do programa todas as iniciativas da administração municipal que contribuam para o controle social e gestão participativa, como a Ouvidoria Geral do Município, o Portal da Transparência do Recife e o mutirão de cidadania Recife em Ação.