Emlurb discute manutenção das árvores do Recife
Nesta sexta-feira (17/4), cerca de 100 pessoas participaram do workshop “Manutenção do Arboreto Urbano e Avaliação de Árvores de Risco” promovido pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O encontro reuniu representantes de instituições parceiras que discutiram os desafios e as soluções para o trabalho de arborização da cidade. O evento aconteceu durante todo o dia no auditório do Museu da Cidade do Recife.
O presidente da Emlurb, Antônio Barbosa, na abertura, falou sobre o compromisso da gestão municipal em focar nas ações para melhorar o trabalho de arborização, destacando a criação da Diretoria de Praças, Parques e Áreas Verdes, há um ano. “Entendemos que o cuidado com o verde é importante para a qualidade de vida das pessoas. Por isso, ele passou a ser tratado de forma mais específica e sistemática”, afirmou.
Os participantes puderam conferir apresentações sobre as ações realizadas pela Emlurb, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Celpe, além de conferir a palestra do engenheiro agrônomo e representante da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana/ Sociedade Internacional de Arboricultura (SBAL/ISA), Joaquim Cavalcanti. Em uma segunda etapa do evento, também foi realizada a mesa redonda “Problemas e Soluções para a Manutenção do Arboreto Urbano no Recife”.
O engenheiro agrônomo da Emlurb Tadeu Pontes abordou a atuação do órgão no que diz respeito à manutenção da arborização urbana. Na ocasião, o engenheiro detalhou todo o procedimento realizado pela Emlurb, desde a chegada da demanda até a execução do serviço recomendado para a planta, incluindo todo o trabalho de plantio, que já somam mais de 18,4 mil mudas desde 2013.
O workshop também teve a participação do engenheiro florestal e gestor da Unidade de Meio Ambiente da Celpe, Thiago Dias, que falou sobre as ações da concessionária em prol da arborização. Já o secretário executivo de Controle Ambiental da Smas, Carlos Ribeiro, forneceu informações sobre o Inventário da Arborização do Recife, uma espécie de censo das árvores da cidade.
O palestrante convidado Joaquim Cavalcanti, trouxe sua experiência e falou sobre “Manutenção e Manejo das Árvores de Risco” e “Aspectos legais e práticos no Manejo das Árvores”. Ele frisou a importância de uma atuação integrada e elogiou a iniciativa. “A gente pode observar uma junção de esforços com bastante fundamento técnico, discutindo formas de aperfeiçoar o trabalho. Isso é fundamental e quem ganha é o meio ambiente”, concluiu.