Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.04.16 - 10h08

"Concertos para a Juventude” tem segunda edição nesta terça (19)

img_alt

Aula-concerto acontece no Santa Isabel sob regência do Maestro Marlos Nobre (Foto: Irandir Souza/PCR)

 

Amanhã, um dia antes da apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife, regida pelo Maestro Marlos Nobre, os jovens terão mais uma oportunidade para entrarem em contato com o universo da música de concerto. O segundo encontro do projeto “Concertos para a Juventude”, acontece a partir das 10h, no Teatro Santa Isabel da Prefeitura do Recife. Na própria terça-feira, o público que não fez agendamento pode retirar suas entradas na bilheteria do Teatro, a partir das 9 da manhã.

O novo projeto da Orquestra Sinfônica do Recife "Concertos para Juventude" foi especialmente criado pelo Maestro Marlos Nobre, tendo como objetivo aproximar o público infanto-juvenil e também adulto, da música de concerto de todos os tempos, bem como o de estimular a valorização do patrimônio histórico do Recife.

Para esta segunda apresentação do projeto, cinco escolas já agendaram a participação. Além delas, o Projeto Criança Cidadã do Recife enviará cerca de 50 jovens músicos da Orquestra Cidadã, agendadas diretamente pela direção da OSR. No total, serão mais de 300 estudantes que assistirão o Maestro Marlos Nobre apresentar e comentar as peças musicais que serão executadas na apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife na temporada 2016.

 

PROGRAMA – Neste 2º Concertos para a Juventude, os alunos e interessados em geral, vão conhecer um dos movimentos centrais do bailado "Maracatu de Chico Rei", a "Dança de Chico Rei e da Rainha N´Ginga". Esta "Dança" tornou-se uma das peças mais características e tocadas de Francisco Mignone, pianista, regente e, sobretudo, um dos maiores compositores brasileiros de música de concerto. A apresentação desta obra é um tributo aos trinta anos de seu falecimento. Segue,no programa de "Concertos para a Juventude", a "Abertura Festival Acadêmico" do compositor alemão Johannes Brahms,composta em 1880.

A obra foi escrita como um agradecimento do autor pela concessão do título de "Doutor Honoris Causa" pela Universidade de Breslau, honraria que teve imensa signficação para o compositor. Uma das obras mais importantes de Beethoven, sua belíssima Sinfonia nº 8, encerra este segundo encontro do "Concertos para a Juventude" promovido pela Orquestra Sinfônica do Recife e criado neste ano pelo seu regente titular o Maestro Marlos Nobre.

 

MAIO - O terceiro encontro dos "Concertos para a Juventude" será realizado na terça-feira 24 de maio,10hs da manhã. No dia seguinte, quarta-feira, 25 de maio, 20hs, a Orquestra Sinfônica do Recife realizará seu 3º concerto oficial 2016.No programa de maio a OSR apresentará: Mozart (Sinfonia 40), Brahms (Variações sobre tema de Haydn) e Ginstera (Estancias).As escolas interessadas em trazerem seus alunos no DIA 24 de maio, precisam realizar agendamento prévio através do telefone 3355-6594 (Orquestra Sinfônica do Recife) e 3355 3323. Todas as apresentações são gratuitas, com agendamento prévio ou retirada de ingresso.