Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.04.22 - 18h16

Delegação do Recife aporta na França para missão técnica nas áreas de transformação urbana, indústria criativa e desenvolvimento sustentável

img_alt

Liderada pela vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, comitiva recifense cumpre agenda institucional na cidade-irmã de Nantes, com o objetivo de intercambiar experiências e alavancar parcerias e investimentos. (Foto: Divulgação)

 

Recife às margens do Capibaribe. Nantes com o Rio Loire no horizonte. No Nordeste do Brasil e no Oeste da França, as duas cidades-irmãs têm mais em comum do que fazem supor suas pontes, sua geografia entrecortada e uma ocupação histórica marcada por atividades comerciais e portuárias. Recife e Nantes também se unem pela cultura pulsante e por uma estratégia contemporânea de transformação dos seus territórios a partir do investimento em inovação urbana, indústrias criativas e revitalização de áreas centrais com participação cidadã. É para compartilhar experiências e multiplicar boas práticas que uma delegação recifense liderada pela vice-prefeita Isabella de Roldão aporta esta semana na cidade francesa. 

A missão técnica faz parte de um acordo de cooperação firmado desde 2003 e ratificado em 2019, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Não por acaso, a visita coincide com a realização do festival da criatividade Chtiing!, que une setor público, entidades privadas, universidades e sociedade civil para fomentar o debate sobre governança sustentável e soluções inovadoras para desafios urbanos. 

“Vamos trocar saberes e aprender com experiências disruptivas, como o Projeto Urbanístico da Ilha de Nantes,que é uma grande fonte de inspiração para a nossa cidade. Mas também teremos a oportunidade de apresentar nosso programa Recentro, o Porto Digital e outros projetos do nosso ambicioso plano Recife 500 anos, em busca de alavancar parcerias e investimentos. Será uma honra, ainda, representar a cultura recifense no Chtiing!, mostrando as nossas potencialidades para diversas cidades e países do mundo”, ressalta Isabella de Roldão, que participa, na quinta-feira (21), Dia Mundial da Criatividade e Inovação,do painel Distritos culturais e criativos a serviço do território.

A vice-prefeita estará acompanhada da chefe do Gabinete do Centro (Recentro), Ana Paula Vilaça, e do secretário de Cultura, Ricardo Mello, além de representantes de algumas das instituições parceiras que integram a cooperação: o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena; o presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Marcos Baptista; o presidente do Conselho de Administração da CESAR School e professor da UFPE, Giordano Cabral, e a diretora da Escola UNICAP-ICAM TECH e coordenadora do Plano Centro Cidadão, Andrea Câmara. Compõem ainda a comitiva a professora e pesquisadora da UNICAP, Clarissa Duarte; a gerente de Projetos e Reabilitação Urbana e Imobiliária do Porto Digital, Julia Machado, e a assessora de Relações Internacionais da vice-prefeitura, Bete Regueira Fraga. 

A agenda da missão inclui visitas institucionais à sede da Prefeitura de Nantes e da Samoa, empresa pública local para o planejamento e desenvolvimento da Ilha de Nantes, assim como a entidades privadas, polos econômicos, universidades e laboratórios de inovação.  

O desenvolvimento de ferramentas de planejamento integrado e a revitalização das centralidades urbanas estão entre os principais pontos de interesse da pauta, como ressalta Ana Paula Vilaça. “Durante a visita à cidade de Nantes, teremos a oportunidade de conhecer experiências exitosas de políticas públicas, de intervenções urbanas e arquitetônicas e ações sociais e econômicas, especialmente em seu centro histórico, buscando referências e possibilidades para replicar no Recife, sua cidade-irmã. Essa missão é importante para promover a troca de expertises e fomentar relações bilaterais entre as cidades, trazendo o que há de mais moderno de boas práticas na gestão e ocupação do espaço público urbano”,pontua.

Para Ricardo Mello, a cultura no coração das cidades é o fio condutor entre passado, presente e futuro. “A Cultura integra, o fazer cultural aponta caminhos, na verdade ele abre novas possibilidades, outros horizontes, tão necessários em um momento como este, de construções. Mas a Cultura vai além, ao reacender a esperança, ao refletir sobre o real sem perder a dimensão do sonho, a nossa incansável capacidade de sonhar. Alimentando essas travessias está a criatividade, essa energia que junta memória com descoberta, buscando na trajetória e na invenção do futuro as passagens para o novo. Este encontro com Nantes nasce de conexões, necessárias e convergentes, desenhando rotas sem fronteiras”, destaca. 

CONEXÕES 

A atual visita a Nantes é a primeira de um total de seis missões que irão ocorrer até 2024, sendo três do Recife para Nantes e três da delegação francesa até a capital pernambucana. O próximo encontro já está marcado para novembro, quando os representantes de Nantes virão participar do REC'n'Play Festival, evento que fomenta a indústria criativa, promovendo encontros e estimulando o empreendedorismo nas áreas de inovação digital e criatividade. Tudo isso tendo o Bairro do Recife como grande palco de palestras, debates e workshops, shows e outras programações culturais. 

"Estamos muito felizes em receber uma delegação da cidade do Recife a Nantes para uma semana de intercâmbio, partilha e amizade. Marca o lançamento operacional de um projeto de intercâmbio técnico ao longo de 3 anos, durante o qual poderemos aprender respectivamente a partir de nossas práticas de desenvolvimento urbano sustentável, inovação, indústrias criativas, mas também forjar parcerias duradouras entre nossas duas cidades e os atores que a compõem”, sintetiza a diretora de Desenvolvimento Internacional da Samoa, Lucie Renou.