Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 18.04.22 - 18h12

Prefeitura do Recife intensifica remoção de carcaças de veículos e entulho nas ruas

img_alt

Apenas nos últimos nove dias, 19 veículos abandonados foram retirados de vias do município (Foto: Secon/Divulgação)

Através da Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) - órgão ligado à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento -, a Prefeitura do Recife está intensificando a retirada de carcaças de veículos e demais entulhos que atrapalham a mobilidade. Desde o último dia 9, foram 19 carcaças retiradas das ruas, em bairros como Torrões, Engenho do Meio, Dois Irmãos, São José, Ibura e Ipsep.

 

O objetivo dos serviços é facilitar a mobilidade urbana, uma vez que os esqueletos de veículos ocupam tanto as calçadas como, em muitos casos, parte das faixas de rolamento das vias, podendo, inclusive, causar acidentes. O trabalho de retirada ganhou força desde a aquisição de um caminhão munck, que é um guindaste articulado, ideal para remoções leves. 

 

"Os veículos que estão sendo recolhidos também funcionam como foco do mosquito Aedes aegypti. Além disso, também se transformam em pontos de acúmulo de lixo, atraindo roedores. Então esse trabalho também tem uma importância grande no que diz respeito à saúde da população", comenta a Secretária Executiva de Controle Urbano, Marta Lima.

 

Os proprietários das carcaças apreendidas deverão se dirigir à sede da Gerência de Operações da Secon, na Rua Afonso Pena, 550, em Santo Amaro, caso tenham interesse em reaver os equipamentos. A multa para a retirada é de R$ 500. Caso não haja reivindicação, os esqueletos serão doados ao Corpo de Bombeiros, que utiliza o material para treinamento de seus integrantes.

 

As ações de ordenamento urbano vêm acontecendo com maior intensidade desde 2021. Apenas no mês de março deste ano, em uma iniciativa conjunta da Secon  e da Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb), foram 80 toneladas de ferro-velho retiradas das margens da BR-101, no bairro da Guabiraba, além de 20 toneladas de lixo e 13 chassis de caminhões abandonados. A Emlurb realizou a limpeza e pintura dos canteiros assim que os entulhos foram retirados.