NOTÍCIAS

| 18.05.12 - 09h02

Semana da Enfermagem é comemorada com palestras na Policlínica Dr Amaury Coutinho

Profissionais confraternizaram e foram atualizados sobre temas variados como humanização, tuberculose e incontinência urinária

 Por Adalberto Júnior

[caption id="attachment_18687" align="alignleft" width="334" caption="Técnico  Gilvan Santos destacou que assistir aos debates ajuda no crescimento profissional. Foto: Carlos Augusto"][/caption]

Em comemoração à Semana da Enfermagem, a Secretaria de Saúde do Recife promoveu, ao longo desta quinta-feira (17), uma série de palestras para os profissionais da Policlínica Dr Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Zona Norte da Cidade. O evento, que continuará nesta sexta-feira (18), reuniu cerca de 150 participantes, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, bem como outros servidores municipais.

Nesse primeiro dia de atividades, além de confraternizar, os profissionais do centro de saúde foram atualizados sobre temas como tuberculose pulmonar e imunização. Um dos palestrantes convidados foi o psicólogo Alberto Morais, que, de maneira descontraída, abordou questões de humanização.

Seja ela qual for, a valorização da profissão e o respeito com o próximo no ambiente de trabalho são regras essenciais para o dia a dia. Existem princípios que devem ser praticados para melhorar a convivência. O primeiro é uma regra de ouro: não desejar aos outros o que não quer para você mesmo”, disse Morais. Ele finalizou com uma frase de efeito. “A felicidade depende de nós mesmo”, completou o psicólogo.

A incontinência urinária foi o foco da abordagem do fisioterapeuta Fábio Gomes. Segundo ele a enfermidade não é muito comum, mas é de grande importância expandir o conhecimento sobre a patologia para os profissionais presentes. “A doença afeta mais as mulheres que tiveram partos recentes. Em homens, ocorre mais frequentemente naqueles fizeram cirurgia de próstata”, apontou.

 O técnico de enfermagem Gilvan Santos destacou que assistir aos debates ajuda no crescimento profissional e, para comparecer ao encontro, dividiu o tempo na escala de serviço. “A troca de experiência com os colegas e palestrantes e a interação ajudam muito a adquirir mais conhecimentos. Eu me sinto um felizardo em poder participar disso tudo”, disse.

De acordo com a diretora da policlínica, Márcia Arruda, a proposta dos organizadores foi demonstrar o reconhecimento à importância da classe e proporcionar momentos de confraternização e mesmo descontração entre os colegas de trabalho. “É importante reunir o pessoal também nesse clima de comemoração”, comentou.

O público que compareceu ao primeiro dia da Semana de Enfermagem também contou com vacinação, testes para detecção de tuberculose e distribuição de material educativo. O encerramento da ação será nesta sexta-feira (18), a partir das 8h, com uma palestra sobre reanimação cardiopulmonar.

 

 

ASSUNTOS: