NOTÍCIAS

| 18.05.15 - 17h28

Exército já está nas ruas do Recife com os agentes ambientais para apoiar o controle da dengue

img_alt

A previsão é visitar, na capital, 4,5 mil imóveis por dia e 90 mil em um mês. (Foto: Lú Streithorst/ PCR)

 

Um total de 150 homens do Exército já estão nas ruas do Recife, para apoiar as visitas aos domicílios, estabelecimentos comerciais e imóveis fechados, junto aos Agentes de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Prefeitura do Recife, para apoiar as ações do controle da dengue na capital. Ao todo, 260 soldados e sargentos foram capacitados pela Secretaria de Saúde do Recife para se revezarem na vistoriar 4,5 mil estabelecimentos por dia, com previsão de atingir 90 mil unidades em 30 dias.

As visitas serão intensificadas nos bairros onde há maior número de casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O último boletim epidemiológico aponta os 10 bairros com maior número de casos confirmados: Santo Amaro (191), Casa Amarela (154), Cohab (153), Vasco da Gama (133), Ibura (123), Dois Unidos (120), Córrego do Jenipapo (117), Água Fria (108) e Boa Viagem (103).

O secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, ao acompanhar o início das ações hoje (18), no Morro da Conceição, em Casa Amarela, destacou a importância do apoio do Exército ao possibilitar um aumento de 30% no número de imóveis vistoriados. “Em Recife há 670 mil imóveis e em 30% há recusa para a realização das vistorias. Supervisionados pelos Asaces, os soltados e sargentos vão facilitar a entrada nas residências, especialmente nos locais onde há dificuldade de acesso”, avaliou Jailson Correia.

A parceria com o Exército foi iniciada nesta segunda-feira (18) em todas as áreas da cidade e o chefe da Seção de Comunicação do Comando Militar do Nordeste, Coronel Ranieri, reforçou que os soldados e sargentos vão atuar onde for necessário. “E caso a Secretaria de Saúde do Recife, achar que parceria deverá ser prorrogada, estaremos disponíveis para ampliar o prazo de 30 dias”, adiantou.

Ademário de Freitas Filho, morador do Morro da Conceição, afirmou que se sente seguro com a presença do Exército. “Concordo com o apoio dos soldados e vou tomar mais cuidado com os vasilhames abertos”, afirmou o morador que tinha uma grade de garrafas abertas que estavam acumulando água. “Também encontramos lixo entulhado que é um risco para criadouros de larvas do mosquito”, alertou o agente ambiental, George Wanllenberg.

O sargento do 4º Batalhão, Fábio Rogério, falou que além do apoio para conter o avanço da dengue, é gratificante saber que é uma ajuda à população. “Sentimos a receptividade das pessoas e depois de participar de uma capacitação, sabemos que na prática vamos aperfeiçoar o trabalho de vistoria a cada moradia visitada”, disse.

Plantão - No último final de semana (sábado, 16, e domingo, 17), o plantão da dengue no Recife vistoriou 2.534 imóveis em 15 bairros. O mês de maio já soma 11,3 mil domicílios visitados pelos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces). Desde que os plantões de final de semana foram iniciados, 45 mil imóveis passaram pelo controle dos Asaces.

Boletim epidemiológico - Em Recife, foram notificados 8.987casos de dengue e confirmados 3.618 (40,2%). Em 2014, no mesmo período, foram notificados 855 casos e confirmados 272, representando um aumento de 1.051,0% de casos notificados e 1.330,0% de casos confirmados.