NOTÍCIAS

| 18.05.15 - 11h25

Primeira Semana do Bebê do Recife começa nesta segunda-feira (18)

Diversas atividades vão chamar a atenção, até o domingo (24) para os cuidados com a saúde do bebê

Promover a melhoria da qualidade da saúde do bebê é a principal proposta da Secretaria Municipal de Saúde ao realizar a Primeira Semana do Bebê do Recife com o apoio Nações Unidas/ UNICEF. A programação será aberta às 8h30, desta segunda-feira (18), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena e vai até o domingo (24), com atividades distribuídas em vários pontos da cidade. Com o tema “Do nascimento para a vida: não basta sobreviver, tem de desenvolver!”, o evento abordará sobre os cuidados com a saúde na Primeira Infância, fase considerada até os seis anos da criança. A iniciativa é destinada aos pais e responsáveis dos bebês.

Mães, responsáveis pelo bebês e interessados em participar do evento devem se credenciar no início dos trabalhos para participarem das palestras e rodas de conversa. Na segunda-feira (18), o foco temático vai abordar a humanização do parto e possíveis causas de nascimentos prematuros no país. A palestra que fecha o turno da manhã será sobre o desenvolvimento na primeira infância. Enquanto os responsáveis estão recebendo orientações, as crianças estarão com equipes de diversas secretarias, desenvolvendo atividades lúdicas e educativas. São esperadas crianças de creches, escolas e abrigos da Prefeitura do Recife. Para isso, a programação levará arte educadores para contação de histórias, orientações de primeiros socorros, higiene bucal, alimentação saudável, entre outras atividades.

Segundo Alessandra Fam, coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e Adolescente, a ideia da Semana é incentivar a cidade a realizar uma grande mobilização em favor da primeira infância. “Será uma oportunidade de divulgar e fortalecer as ações já realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, tanto em relação à saúde, como também educação, desenvolvimento social e direitos humanos”, destaca.

Durante toda a semana, várias unidades da Prefeitura do Recife participarão da Semana do Bebê, com a realização de oficinas, rodas de conversas, distribuição de materiais educativos, palestras, atividades infantis, teatro de mamulengos com as crianças e massagem indiana para os bebês.

A Secretaria de Educação com o Programa Saúde na Escola (PSE), também é parceira da Semana do Bebê. Alunos de 15 escolas da cidade vão arrecadar potes de vidro, que serão doados para os bancos de leite do Recife. As escolas vão realizar atividades culturais – apresentações musicais, teatrais -, com o tema “Amamentação e cuidados com o bebê”.

Entre as secretarias municipais parceiras, estão a de Educação, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, além da de Turismo e Lazer. Instituições não governamentais também realizarão atividades com crianças e suas famílias. O encerramento será no domingo (24), com um circuito de atividades lúdico educativas no Polo do Recife Antigo, voltadas para educação em saúde através da diversão. Ainda no domingo (24), a ciclofaixa será alargada do ponto do Parque da Jaqueira, passando pela Rua Amélia até a Rosa e Silva para maior circulação e segurança das crianças. As atividades lúdicas e educativas ficarão no parque para crianças até seis anos.

 

Confira a programação: http://bit.ly/1dfjCeX