NOTÍCIAS

Esportes | 18.05.15 - 10h03

Virada Esportiva abre espaço para educação ambiental no Parque Santana

img_alt

Crianças viveram experiências sensoriais com animais exóticos como gavião, corujas, arara, papagaios raros e até uma cobra. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Enquanto muitos aproveitavam a infraestrutura do Parque Santana para praticar esportes como skate, futebol, futsal e basquete, uma atividade diferente atraía a atenção do público que foi ao local prestigiar a Virada Esportiva, na tarde deste domingo (17). Numa tenda destinada às atividades infantis, a criançada entrou em contato com animais diferentes, como cobra do milho, duas corujas, gavião asa de telha, arara canindé e um casal de papagaios da Indonésia.

O objetivo era chamar a atenção para a necessidade de preservação da natureza e do cuidado com os animais. O criador Ravel Oliveira, que tem autorização do Ibama para exercer a atividade, começou apresentando as corujas. “Este corujão orelhudo, chamado Merlin, não vê bem, mas ouve 50 vezes melhor do que nós, por isso é importante fazer silêncio em sua presença. É a maior espécie da América Latina, pesa até 2 kg e tem um vôo muito silencioso. Animal de hábitos noturnos, é importante para nós porque se alimenta de ratos”, explicou.

Os pequenos puderam tocar nos animais, como experiência sensorial. Já a coruja da torre, assim chamada porque faz ninhos em lugares altos, é alvo de perseguição em alguns locais. “Como ela se parece com um vulto branco, é associada à morte, mas isso é apenas um mito da cabeça das pessoas”, explicou Ravel. Quando ele mostrou a cobra do milho, a excitação tomou conta da meninada, que só relaxou quando soube que o bicho não é venenoso. “Ela vive em milharais, se alimentando de ratos. Não existe na fauna brasileira e tem origem na América do Norte”, explicou Oliveira.

“Nunca tinha visto esses animais. Gostei mais do gavião e da cobra. Vou ficar a tarde inteira aqui no parque, aproveitando as atividades”, disse o estudante Lucas Mateus, de 9 anos.