Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 18.05.16 - 11h14

Edifício-sede da Prefeitura do Recife recebe último dia de programação da Semana Nacional de Práticas Integrativas

Evento acontece amanhã (19), das 9h às 12h, e deve reunir mais de 500 servidores

 

Os servidores da Prefeitura do Recife participarão, nesta quinta-feira (19), do fechamento da 1ª Semana Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. A programação, aberta ao público, acorre em várias cidades do país, incluindo Recife, onde estão sendo promovidas, desde o dia 17/05, atividades como Yoga, Tai Chi Chuan, Reiki e Dança Circular. A ação já passou pela Fiocruz, Sítio Trindade e no Espaço do Cuidar. As práticas são realizadas pelos profissionais do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (Napi) da Secretaria de Saúde do Recife. O evento na PCR tem a parceria da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas através do programa Servidor de Valor.

No térreo do edifício-sede os funcionários poderão participar de  aulas coletivas de Yoga, Dança Circular, Tai Chi Chuan e Dança, em horários definidos. Em outro braço da atividade, definido como Espaço Cuidar, serão oferecidas sessões de Reiki, Auricoloterapia e massagem, além de orientação nutricional com foco em práticas da alimentação natural e saudável. Todas as atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição.

 

O NAPI Com o objetivo de tratar o indivíduo de maneira integral, o Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (Napi) funciona levando atividades diferenciadas. As equipes do Napi atuam nos Distritos Sanitários da cidade e ampliam o cuidado à atenção básica por meio das práticas integrativas. A proposta é garantir o autocuidado, o bem-estar e a longevidade do paciente através da medicina complementar - acumputura, reiki, biodança, arteterapia.

O Napi possui duas unidades de cuidados integrais em saúde: Professor Guilherme Abath, na Encruzilhada, que oferta tratamentos da medicina tradicional chinesa, a exemplo dos serviços de automassagem, oficinas de alimentação saudável e programações culturais. A segunda Unidade de Cuidados Integrais é o Centro Integrado de Saúde (CIS), aberto desde janeiro de 2013, numas parceria entre a Secretaria de Saúde do Recife e a UFPE. Semanalmente, são atendidos cerca de 500 usuários, que participam de atividades como grupos de prática, terapias individuais, programa terapêutico, entre outras práticas.