Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.05.18 - 10h44

Brigada Contra o Mosquito chega ao Colégio Fazer Crescer

img_alt

Alunos acompanharam a colocação da ovitrampa, armadilha onde fêmea coloca ovos (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

O Colégio Fazer Crescer, localizado no bairro do Rosarinho, agora tem brigadistas para controlar focos do mosquito Aedes aegypti no ambiente escolar e familiar. Cerca de 80 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental passaram a tarde desta quinta-feira (17) em capacitação promovida pela Secretaria de Saúde do Recife e agora já sabem como ajudar a identificar situações passíveis de se transformarem em risco ao possibilitar a formação de criadouros para as fêmeas do mosquito. A estratégia faz parte do Programa Brigada Contra o Mosquito, lançada pela Prefeitura do Recife, para que instituições públicas e privadas sejam parceiros na luta para controlar o vetor transmissor dos vírus das arbovirores - dengue, zika e chikungunya.

Estudantes do 9º ano adotaram, inclusive, o assunto como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Acho legal essa iniciativa, porque é uma forma de contribuir com a erradicação do mosquito. Essas doenças são muito perigosas. A minha avó teve e sofreu muito”, falou a estudante do 9º ano, Karolina Selingardi, que acredita que com a informação fica mais fácil conscientizar a família e amigos.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, que estava acompanhado da diretora de Vigilância à Saúde, Joanna Freire, e equipe da Vigilância Ambiental, elogiou o conhecimento dos alunos sobre o assunto e destacou a capacidade que os jovens têm de serem multiplicadores. “Todos devem estar engajados e ter o cuidado para que haja mais ambientes livres dos mosquitos e consequentemente, a diminuição de adoecimento na cidade”, disse.

“Essa parceria com a Prefeitura do Recife foi bastante oportuna, pois os nossos alunos estão fazendo um trabalho de desenvolvimento humano em tecnologia que reúne experiências importantes para essa estratégia”, ressaltou a professora de biologia, Luciene Silva. Ela acrescentou que é importante fazer o aluno como protagonista. “Eles mesmos construíram as ovitrampas – armadilhas para servir de contagem dos ovos das fêmeas do mosquito”, salientou a professora. No colégio, estão sendo instaladas 10 ovitrampas para monitorar a infestação do Aedes aegyptino local.

Parcerias - A Brigada Contra o Mosquito já capacitou mais de 220 brigadistas em 40 empresas públicas e privadas, desde que foi lançado em novembro de 2017. Recentemente foram treinados brigadistas nos Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro. São capacitadas pessoas que estejam frequentemente no local, a exemplo de servidores, trabalhadores, funcionários, voluntários.