Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.05.18 - 12h58

Para prestigiar a 16ª Semana de Museus sem sair de casa

img_alt

A galeria de arte virtual Google Arts and Culture tem dois equipamentos recifenses: o MAMAM, que faz parte da nova seção dedicada à arte contemporânea, e o Paço do Frevo, que está na plataforma desde 2017 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Nem é preciso sair de casa para prestigiar a Semana de Museus, em cartaz no Recife e em todo o país. Dois equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, podem ser visitados virtualmente, através do Google Arts and Culture, galeria de arte online, que oferece tours e acervos de milhares de museus em todo o mundo.
 
O MAMAM é novato na plataforma. Estreou junto com a nova seção dedicada à arte contemporânea, inaugurada pelo Google no último mês de abril. É o único representante nordestino entre as 15 instituições brasileiras escolhidas para participar do novo acervo, que contempla 50 instituições culturais do mundo inteiro. O projeto O que é Arte Contemporânea? disponibiliza na internet, para visita gratuita,  mais de sete mil obras de arte, entre pinturas,esculturas e outras peças aclamadas pela crítica nos séculos XX e XXI.
 
Quase metade destas obras está no Brasil, que disponibilizou para a plataforma nada menos que 50 exposições e 3.200 trabalhos de diversos artistas, pertencentes ao acervo de equipamentos como o Museu Nacional de Belas Artes (RJ), o Museu de Arte Moderna (SP) e o Instituto Tomie Ohtake (SP), além do MAMAM.
 
O museu recifense disponibiliza no Google Arts&Culture quase 200 obras de mais de 40 artistas, divididas em exposições virtuais com três recortes curatoriais elaborados pela gestora Beth da Matta e as pesquisadoras Rebeka Monita e Joana D’Arc de Souza Lima: “Memória e Subjetividade”, “Por afetos” e “Político e Social” – que reúnem obras de Rodrigo Braga, Aloisio Magalhães, Tereza Costa Rego, Vicente do Rego Monteiro, Brígida Baltar, Efraim Almeida, Rodolfo Mesquita, Márcio Almeida e muitos outros artistas.
 
A experiência dos visitantes é de contato quase real com as obras. Aliás, melhor que isso. Algumas delas foram filmadas com a Art Camera, uma câmera fotográfica desenvolvida pelo Gogogle, que é capaz de registrar imagens em gigapixels, permitindo a visualização em zoom de detalhes mínimos, que passariam despercebidos a olho nu.
 
Além das curadorias, duas exposições virtuais podem ser visitadas com o recurso do street view, num tour pelos espaços do Museu. Os internautas de todo o mundo serão capazes de passear pelo MAMAM, do térreo ao segundo andar, visitando as exposições Daniel Santiago em Dois Tempos, do artista pernambucano Daniel Santiago, e Bela Aurora do Recife, do também pernambucano Wilton de Souza, queestiveram em cartaz entre julho e agosto do ano passado.
 
O que é Arte Contemporânea? – No início de outubro, o Google Arts&Culture iniciou o projeto com instituições como o Modern Art Oxford, além de MoMa, Brooklyn Museum e outras, para discutir a arte contemporânea, em tempos de retrocessos, proibições e ataques contra artistas de todo o mundo.
 
Entre os destaques do acervo, estão:
  • Todas as obras de León Ferrari pertencentes à coleção do Museo de Arte Moderno de Buenos Aires (MAMBA)
  • Uma instalação feita por Ai Weiwei na Dinamarca, em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado da ONU
  • Todas as obras integrantes da 15ª Bienal de Istambul, que ficou aberta ao público até o dia 12 de novembro do ano passado
  • As produções de artistas emergentes e estabelecidos, que marcaram a volta do movimento de miniatura do Paquistão
  • As produções de artistas sul-africanos contemporâneos, nas exposições organizadas por Johannesburg Art Gallery
  • E os destaques de museus importantes, como Serralves, em Portugal; Mathaf: Arab Museum of Modern Art, no Quatar; e Barjeel Art Foundation, nos Emirados Árabes
Para viajar pela produção artística contemporânea mundial, basta acessar: g.co/contemporaryart. Ou baixar o aplicativo do Google Arts & Culture, que tem versões para iOS e Android. Para visitar o MAMAM, basta acessar: https://artsandculture.google.com/partner/mamam.
 
Paço do Frevo – Centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais brasileiras, reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Paço do Frevo está no Google Arts and Culture desde 2017. Foi o primeiro museu de Pernambuco a ser incorporado à plataforma.
 
A coleção que está no ar conta com um Museum View, uma visita virtual pelos andares do espaço, por meio de fotos em 360º, e cinco exposições virtuais, que reúnem 69 itens. As mostras exploram a linguagem multimídia da plataforma, combinando fotos, textos explicativos, entrevistas e vídeos inéditos com recursos interativos, a partir dos temas “O Frevo e o Paço”, “O Frevo e sua História”, “Retratos do Frevo”, “Agremiações” e “Tipos de Frevo”. Os primeiros registros da manifestação cultural, suas origens, as agremiações que marcaram a história do carnaval de Recife e as diferenças entre os tipos de frevo são algumas das informações pelas quais o visitante virtual pode navegar.Para uma visita virtual ao Paço, basta acessar: https://artsandculture.google.com/partner/paco-do-frevo.