Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.05.20 - 17h52

Equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife celebram a 18ª Semana de Museus com programação virtual

img_alt

Paço do Frevo e MAMAM promovem discussões, oficinas e até desafio para renovar o convite a frequentar equipamentos de arte mesmo em tempos de isolamento social (Foto: Sol Pulquério/PCR)


Para celebrar o consumo de arte como antídoto contra o medo, o desalento e a solidão em tempos de pandemia e isolamento social, equipamentos culturais geridos pela Prefeitura do Recife prepararam ações e programações virtuais para participar da 18ª Semana de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que começa hoje (18), Dia Internacional dos Museus, e só acaba no próximo domingo (24), dando visibilidade às instituições museais do país e assegurando novos pretextos para a aproximação entre os espaços expositivos de arte e o público. 

Além de preparar uma semana inteira de atividades em seu perfil no Instagram, o Paço do Frevo (@pacodofrevo) articulou a mobilização digital #MuseAção, que engajou o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o Museu da Abolição, o Instituto Ricardo Brennand, o Cais do Sertão, o Museu da Cidade do Recife, o Museu Militar do Brum e a Galeria Janete Costa, além do próprio Paço. Na próxima quarta-feira (20), ao meio dia, cada um deles postará em seu feed uma imagem e um texto relativo a outro museu, para provocar seus seguidores a tentar descobrir de que equipamento se trata. A ideia é gerar engajamento nas redes, compartilhando e multiplicando a visibilidade de cada equipamento. A ação dura 24 horas e encerra ao meio dia da quinta (21), com a revelação do enigma sugerido por cada museu. 

A programação do Paço, que começou desde o último sábado, prevê ainda outras atividades. Amanhã (19), às 15h, a gerente Nicole Costa participará de uma live no Instagram do museu Cais do Sertão, conduzida pela gerente geral do espaço, Maria Rosa Maia. Na quinta (21), as interações do Paço voltam-se ao amante do frevo. O museu, que já vem divulgando templates interativos por meio da ferramenta de stories, no Instagram, lançará seu primeiro filtro autoral, o “Eu Nunca do Frevo”. A ferramenta permitirá que qualquer pessoa brinque e publique vídeos na rede social declarando o que já fez pelas festas carnavalescas a partir de cada proposição sorteada.

Por fim, da sexta ao domingo (22 a 24), a semana de atividades encerra com mais um Ocupaço Digital, desta vez com o artista, professor e pesquisador Orun Santana. Filho do mestre capoeirista Meia Noite, Orun tem recebido destaque durante o isolamento social após ter iniciado uma turma online e gratuita de dança para crianças. O projeto, que ocorre regularmente todas as quartas e sextas, terá a aula da sexta inserida no perfil de Instagram do Paço do Frevo, em uma live que ocorrerá às 10h. 

MAMAM - O Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães também vai celebrar a Semana de Museus com atividades em seu perfil no Instagram (@mamamrecife). Entre as ações programadas, além do #MuseAção, será oferecida a oficina virtual Pigmentos Naturais. 

Os dois museus geridos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife,  oferecem também ao público a única alternativa de visita possível a um equipamento de arte na atualidade. O Paço e o MAMAM, além de diversos equipamentos do mundo inteiro, têm seus acervos disponibilizados no Google Arts and Culture, galeria de arte online mantida pelo Google, que oferece tours a acervos de milhares de equipamentos de arte de vários países. Para passear sem sair de casa, basta acessar:https://artsandculture.google.com.