NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 18.05.20 - 17h47

Procon Recife registra aumento de mais de 300% nas reclamações via internet

Levantamento do órgão de defesa do consumidor aponta ainda mudança dos segmentos mais reclamados na quarentena

O relatório de atendimento do Procon Recife mostra que o número de reclamações recebidas via internet aumentou mais de 300% no mês de abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, bem como no  mês anterior à pandemia. O órgão atribui esse maior fluxo ao período de quarentena, decretado em todo o Estado para evitar a propagação do novo coronavírus.

Além de registrar um grande número de reclamações, através do email procon@recife.pe.gov.br, o órgão de defesa do consumidor notou uma mudança nos segmentos mais reclamados entre 20 de março e 30 de abril, período em que houve ampliação das regras de isolamento social e o fechamento de comércios e setores não essenciais.

Segundo o levantamento, entre esses dias o Procon Recife recebeu 2.786 demandas. No mesmo período de 2019, foram 811 reclamações. A presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim,  destaca que foi constatado o aumento da demanda na mesma medida em que a maioria dos serviços começou também a ser realizado a distância.

Também foi registrado um aumento de mais de 100 % com relação às reclamações com relação às compras realizadas pela internet. Dessas reclamações, mais de 70% se referem a problemas de entrega, 14% com sites falsos que aplicaram golpes aos consumidores e 16% são de reclamações porque o produto entregue divergia do escolhido no site. 

Com isso, houve a necessidade de reforço no atendimento on line, que funciona 10 horas por dia. "Toda nossa equipe está envolvida analisando e protocolando as reclamações”, esclarece Ana Paula. Além do atendimento via internet, o Procon recebe denúncias pelas redes sociais e pelo email denunciaprocon@recife.pe.gov.br , tendo em vista que o atendimento presencial está suspenso em virtude da pandemia do coronavírus.