Moradores do Morro da Conceição recebem ações de saúde e educação popular
Por Tádzio Estevam
![Moradores do Morro da Conceição recebem ações de saúde e educação popular](/wp-content/uploads/0618-ACAO-SAUDE-23-IL-334x264.jpg)
A promoção à saude e a prevenção de acidentes no são João foram os temas das oficinas e mesas temáticas promovidas pela USF José Bonifácio dos Santos, do Morro da Conceição, na tarde desta segunda-feira (18), para a comunidade do bairro e também alunos da rede municipal e particular de ensino das redondezas. O evento acontece até a próxima quarta (20), sempre a partir das 14h.
Durante o evento que aconteceu simultaneamente na unidade de saúde, na praça do bairro e também no Conselho de Moradores, os participantes puderam aprender a fabricar instrumentos musicais com material reciclável como plástico, madeira e ferro. Os alunos também aproveitaram a oportunidade para confeccionar enfeites juninos de origami, técnica japonesa que transforma papel em arte.
Além das oficinas, a praça do bairro foi o espaço escolhido para as mesas temáticas. Os assuntos abordados fora especialmente direcionados aos alunos. Temas como acidentes com fogos de artifícios e fogueira tiveram destaque por conta da época junina. Contudo, outros assuntos também chamaram atenção dos alunos como os direitos das crianças e adolescentes, saúde bucal, álcool e outras drogas. Esse último contou com o reforço dos arte-educadores do projeto Consultório de Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, que realizaram uma apresentação teatral envolvendo a temática.
De acordo com a enfermeira Francijane Diniz, o evento alcançou o objetivo esperado. "Esse evento se propõe a lançar uma discussão sobre assuntos muito importantes nessa época do ano. Além disso, também incluímos outros temas relacionados à promoção da saúde e da educação", disse.
No segundo dia das oficinas e mesas, outros alunos serão contemplados com as atividades. As oficinas permanecerão as mesmas, com o acréscimo de dança, que acontecerá no conselho de moradores. Na quarta-feira, ultimo dia do evento, as peças confeccionadas nas oficinas serão expostas, assim como os enfeites. Também será montada uma quadrilha junina.