NOTÍCIAS

Cultura | 18.06.14 - 15h25

PCR apreende 1 tonelada de fogos de artifício irregulares

[caption id="attachment_46960" align="alignleft" width="680"] A carga, avaliada em cerca de R$ 100 mil, foi encontrada através de denúncias anônimas. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)[/caption]


A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), apreendeu, na manhã desta quarta-feira (18), 1 tonelada de fogos de artifício armazenados irregularmente dentro de um estabelecimento comercial, localizado na Rua das Águas Verdes, no bairro de São José. A carga foi avaliada em cerca de R$ 100 mil. A operação aconteceu em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Além da grande quantidade de material, também chamou a atenção dos fiscais da Semoc e dos policiais presentes, a variedade dos tipos de fogos dentro do depósito. Havia materiais de baixo nível explosivo, como traques de massa, estrelinhas, até fogos com um alto potencial explosivo, como rojões e bombas. Todo o material apreendido na operação será encaminhado para o Exército Brasileiro, que ficará responsável pela destruição de maneira adequada e segura.

Para coibir este tipo de venda irregular, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano já vem realizando um mapeamento em toda cidade, com o objetivo de constatar quais os principais pontos de comercialização de fogos de artifício e, desta maneira, realizar uma fiscalização de maneira incisiva.

Os fiscais da Semoc chegaram até o estabelecimento através de várias denúncias anônimas. "Nós já havíamos mapeado os principais pontos de comercialização ilegal de fogos de artifício na cidade. Mas com a ajuda das denúncias conseguimos chegar a depósitos com uma quantidade surpreendente, como este", disse a coordenadora da operação e chefe de fiscalização da Semoc, Irajacira Beltrão.

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano emitiu um auto de infração aos responsáveis, exigindo o encerramento da comercialização dos fogos de artifício. Caso eles insistam em continuar com a prática ilegal, será analisada o tipo de punição cabível para coibir a venda.

Outros pontos que foram alvos de denúncias foram vistoriados durante a manhã. Um pequeno comércio no bairro de Afogados, na Estrada dos Remédios e alguns comerciantes da Rua Tobias Barreto e Avenida Dantas Barreto, no bairro de São José. A quantidade apreendida nestes pontos foi pequena, totalizando quatro sacos de 20 quilos, aproximadamente.