NOTÍCIAS

Cultura | 18.06.14 - 16h15

Velocidade dos ônibus é elevada em 50% na Faixa Azul da Domingos Ferreira

[caption id="attachment_46966" align="alignleft" width="680"] A média das 24 linhas que passam pela via, antes da implantação do corredor, era 11 km/h e, com o benefício, chegou a 16,5 km/h. (Foto: Inaldo Lins / PCR)[/caption]



Já no terceiro dia de implantação da Faixa Azul na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou um aumento de cerca de 50% na velocidade média dos ônibus que utilizaram o corredor. A média calculada pela CTTU nos dias que antecederam a implantação foi de 11 km/h. Nesta quarta-feira (18), as 24 linhas que trafegam pela via chegaram a 16,5 km/h de média. A ação é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

No trecho de 5,8 quilômetros circulam 24 linhas de ônibus, que realizam até 160 viagens por hora pico e transportam até 17 mil passageiros no mesmo período. Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o resultado superou as expectativas. "O ganho de 50% na velocidade do transporte público em uma via onde há muitos lotes à direita e mais de 20 linhas de ônibus circulando, é excelente e nos dá ânimo para seguir o projeto".

Ainda de acordo com Taciana, a abertura da Via Mangue contribuiu diretamente neste resultado. "A abertura da pista oeste da Via Mangue possibilitou a redução do volume de tráfego da Avenida Domingos Ferreira, permitindo a melhoria da fluidez tanto para automóveis como para os ônibus, inclusive possibilitando aos ônibus utilizarem a faixa comum quando há a necessidade de ultrapassagens". As duas medições foram realizadas no período de férias escolares, quando o fluxo de veículos e o número de acessos aos lotes à direita são menores.

O PROJETO – Este é o terceiro de seis corredores que receberão a iniciativa até o final de 2014. Serão cerca de 60 quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público. Atualmente, existem 28 quilômetros de corredor exclusivo no Recife, sendo 21,4 apenas de Faixa Azul.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, frisa que o objetivo da Faixa Azul é promover maior eficiência para o transporte publico através da prioridade na circulação. “A nossa meta é dar mais mobilidade às pessoas e um dos caminhos é um transporte coletivo mais eficiente ”, comentou.

A fiscalização será realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da Companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis. A licitação de contratação destes equipamentos está em andamento e prevê a instalação de cerca de 200 câmeras de fiscalização em todas as Faixas Azuis que já funcionam e que serão implantadas na cidade. De acordo com o artigo 184 (inciso I) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação).

Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

Vias que receberão a Faixa Azul, além da Rua Cosme Viana, Avenida Marechal Mascarenhas de Morais e Avenida Engenheiro Domingos Ferreira:

- Avenida Recife
- Avenida Beberibe
- Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho
- Avenida Herculano Bandeira
- Avenida Conselheiro Aguiar
- Avenida Antônio de Góis
- Rua Cônego Barata
- Estrada dos Remédios
- Avenida Visconde de Albuquerque
- Estrada Velha de Água Fria