NOTÍCIAS

Educação | 18.06.15 - 15h19

Escola de Artes João Pernambuco realiza a 16º Mostra de Artes Cênicas

img_alt

Programação vai até o dia 19 e inclui oficinas, palestras e apresentações de alunos e convidados. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A programação da 16ª Mostra de Artes Cênicas da Escola Municipal de Artes João Pernambuco (EMAJPE), localizada no bairro da Várzea, continua nesta quinta-feira (18), com audição de violão e do Coral João Emiliano, seguidos das apresentações teatrais Camerata de Violões, Cenas Breves, O Lixo e Memórias Sobreviventes. No evento, que acontece duas vezes por ano, alunos e atores convidados se unem para levar ao palco da instituição palestras e apresentações que visam valorizar a arte e revelar profissionais. O festival, intitulado A Porta Aberta, é totalmente gratuito e aberto ao público. As apresentações começaram na última segunda (15) e vão até a sexta-feira (19). 

A vice-dirigente da escola, Maria Auxiliadora Arôxa, diz que esta edição tem sido uma das mais assistidas.  A Mostra tem recebido mais de 100 pessoas por dia e a expectativa é que o número aumente até o fim da semana. “Tentamos investir o máximo na divulgação e na infraestrutura, para deixar todos os visitantes bem acomodados. É importante que a comunidade e os familiares acompanhem o evento e acreditem nos sonhos dos alunos”, conta a coordenadora.

A 16º edição do evento homenageia dois grandes nomes da arte e cultura; o jornalista, poeta, dramaturgo e diretor teatral pernambucano Manoel Constantino e o jornalista e escritor Eduardo Galeano. Na noite desta quarta (17), o público pôde conferir a exibição do making off do filme Elegíada, além das apresentações teatrais Um Menino num Rio Chamado Tempo, Cenas Breves e Os Malefícios do Fumo. O uruguaio Eduardo Galeno ser homenageado com a apresentação performática do poeta Jailson Oliveira, do grupo Poesis. Em seguida, o grupo profissionalizante de teatro da escola finalizou o dia com a apresentação De Leste ao Oeste, coordenada pelo professor de teatro Frederico Nascimento. 

De acordo com Frederico, que trabalha na EMAJPE há mais de 20 anos, a Mostra é muito importante para fortalecer a formação dos alunos e incentivá-los ainda mais. “É muito bom poder ver o resultado do semestre, tudo que foi passado para eles. É importante para a construção deles e o contato com o público é essencial”, destacou. 

Para o aluno Lito Veríssimo, do 1º período do Curso Profissional em Teatro, o festival é uma oportunidade de colocar em prática o que está sendo aprendido. “É uma honra para mim poder participar deste evento, que tem me proporcionado um aprendizado incrível. Foi a grande vontade de voltar a fazer teatro que me trouxe para cá. É uma excelente oportunidade“, garantiu o estudante.

Já na sexta (19), a última noite do evento, será realizada a Mostra IP de Intervenções e Vídeo Performances, além do solo de teatro-dança Sopro D’água, seguidos da peça Estação Vida, apresentada pelos formandos do Curso Básico de TeatroO evento será encerrado com o show da banda Sofá Coletivo, que promete animar a festa junina.

ESCOLA – A Escola de Artes João Pernambuco existe há mais de 20 anos e oferece aulas de teatro, dança, música e canto coral. Com duração de dois anos e meio, os cursos incluem aulas teóricas e práticas. As inscrições para quem quiser estudar na instituição no próximo semestre poderão ser feitas do dia 13 a 17 de julho. É preciso levar cópias de RG, CPF, um comprovante de residência, comprovante escolar e uma foto 3x4. As matrículas serão presenciais.